Smartphones já se tornaram peças mais que importantes na nossa vida e com o passar dos anos acredito eu que eles vão acabar por substituir alguns dos dispositivos comuns que temos no nosso dia a dia. E porque eu digo isto ?
Principalmente porque hoje já temos em nossas mãos dispositivos com 4 GB de memória, que é muito mais memória, inclusive, que muitos computadores que são vendidos por aí tem.
E se 4 GB pode ser visto como exagero para muitos eu fico super feliz de saber que a Samsung está anunciando a produção em massa de módulos 12 GB LPDDR4 DRAM.
12 Gigabits se traduzem em 1,5 gigabytes ( GB ) e com quatro chips DRAM empilhados em um módulo de memória chegamos a 6GB de RAM.
O desenvolvimento também significa que os dispositivos que possuem dois chips DRAM serão capazes de ter 3 GB de RAM e não somente 2 GB como anteriormente.
O processo de fabricação da Samsung no início rendeu módulos de 8GB mas o fabricante está agora sendo capaz de oferecer 50% mais densidade usando o mesmo nó de 20 nm.
A densidade maior significa que um módulo de 6 GB usando 12 GB DRAM ocuparia a mesma quantidade de espaço que um módulo de RAM de 3 GB com chips de 6 GB.
A nova DRAM também é significativamente mais rápida com um aumento de 30% na velocidade e ainda, de acordo com o fabricante, com 20% a menos de consumo de energia.
A Samsung não sugeriu ainda que os seus próximos smartphones já vão oferecer estes novos chips com 6 GB de RAM, mas, é garantido que em breve começaremos a ver mesmo smartphones com mais memória RAM que boa parte dos notebooks que encontramos por aí no mercado.
Resta agora saber quando finalmente irão aproveitar mesmo todo este poder de processamento e retornar com as docas que podem tornar o smartphone um dispositivo de desktop e evitando a pessoa ter que ficar andando com diversos dispositivos.
Via Samsung Tomorrow