Um grande baque ocorreu ontem em relação a privacidade, assunto que eu gosto demais de falar em um outro blog meu, o Desinformação.
Uma coisa que a maioria das pessoas ainda se ilude é sobre o conceito de gratuitade. Ou seja, todos acham que algo gratuito vai se manter com o ar que respiramos e isto não é verdade.
E a AVG acabou por nos mostrar com a atualização dos seus termos de uso, bem isto, que não existe almoço de graça.
E agora com a atualização da política de privacidade ela diz que irá monetizar os “dados pessoais” dos navegadores, incluindo o seu histórico de uso da internet.
Portanto, caso você seja usuário do AVG e não queira liberar seus dados para a empresa deve optar por outro antes de dia 15 de outubro 0u usar alguma opção que a empresa vá fornecer aos usuários.
E, caso você opte por continuar o uso ou então, instale o software a partir de agora já estará concordando que no dia 15 de outubro todos os seus dados poderão ser vendidos pela empresa para terceiros a fim de monetizar o antivírus que você usa gratuitamente.
A AVG diz que isto está sendo feito para manter seu produto gratuito para seus usuários. Mas se algum usuário se sentir desconfortável com a nova política, e empresa afirmou que irá oferecer ao seus usuários ( como eu já disse ) uma maneira de optar pelo uso ou coleta dos seus dados.
A AVG irá fornecer as instruções para isto a partir do dia 15 de outubro que é o dia que ela oficialmente chegará ao mercado e como você pode fugir da mesma ( acredito que nascerá aí um produto freemium da empresa ).
Se a empresa fazia isto no passado ou não é que fica a dúvida. Eu realmente irei pular fora dos produtos dela por causa disto, tendo em vista que mesmo que a ação tenha sido bem transparente e clara para os usuários sempre fica a dúvida se isto é somente uma forma de tornar claro o que ela sempre fez … ou se ela realmente irá começar a fazer isto somente agora.
Fonte: AVG