Noticias

Nvidia lança o seu processador Nvidia Tegra X1 que dobra o poder de processamento do Tegra K1

Nvidia lança o seu processador Nvidia Tegra X1 que dobra o poder de processamento do Tegra K1

A Nvidia realizou sua conferência de imprensa na CES na noite de domingo e apresentou ao mercado o seu próximo super chip para o mercado móvel. O Nvidia Tegra X1 com 256-core traz mais de um teraflop de processamento para os dispositivos móveis.

Isso é mais que o dobro de poder de processamento que era oferecido pelo NVIDIA Tegra K1.

O Nvidia Tegra X1 estará disponível no primeiro semestre deste ano e é projetado para produtos embarcados, dispositivos móveis, máquinas autônomas e aplicaçẽos automotivas.

O Tegra X1 inclui uma CPU Maxwell de 256-core , com 8 núcleos de CPU que consistem em 4 Cortex-A57 e 4 Cortex-A53 , 60 fps de vídeo ( H.265, H.264, VP9 ) , 1.3 gigapixel de throughput na câmera e os chips são produzidos utilizando o processo de 20 nm.

Com o poderoso poder gráfico do Maxwell no Nvidia Tegra X1 a empresa diz que o chip é o primeiro processador móvel que pode ser praticamente um supercomputador ou consoles de jogos.

“Vemos um futuro de carros autônomos, robôs e drones que verão e aprenderão com uma aparente inteligência que é difícil de imaginar. Eles vão fazer uma condução o mais segura possível, as cidades serão mais seguras e trarão grandes conveniências a todos nós. Para realizar este sonho, são necessários enormes avanços na computação visual e paralela. O super processador móvel Tegra X1 com seus teraflops de poder de processamento é um grande passo gigante para esta revolução. ” – Jen- Hsun Huang, CEO e co-fundador da NVIDIA

De acordo com a NVIDIA, o Tegra X1 tem mais poder que os supercomputadores mais rápidos de 15 anos atrás. E enquanto o ASCI Red precisava de 1600 metros quadrados e 500.000 wats de poetência o Tegra X1 é do tamanho de uma unha do polegar e usa menos de 10 wats de potência.

Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre este processador o pessoal do site Anandtech publicou uma análise bem detalhada do processador que pode interessar a quem gosta de aprofundar sobre processadores.

Via  Anandtech / PhoneArena

 

comments powered by Disqus