O Google parece que vai comprar uma briga com uma série de usuários ao longo do mundo que ainda usam smartphones com o Android 2.3 Gingerbread pois a partir da versão 10.0.x do Google Play Services deixará de ser suportado.
E isto é um problemara para todos os usuários pois o problema não é só a falta de atualização que acontecerá, mas sim, qualquer serviço interno do smartphone que precisa se conectar a estrutura do Google não mais conseguirão.
Este final de suporte acontecerá a partir da versão 10.2 do Google Play Services, mas não há uma data exata para que isto chegue ao usuário.
Portanto, caso você tenha um telefone com esta versão do Android, prepare-se para que ele perca todas as funcionalidades logo, logo.
Isto é complicado para os usuários que ainda tem dispositivos com Gingerbread e que foram esquecidos pelos fabricantes. Eles são 1,3% dos usuários e deve ser este o motivo pelo qual o Google achou que era hora de descontinuar o suporte a esta versão, tendo em vista que o esforço de desenvolvimento já não vale mais a pena.
Mas o problema é que o Google não quer parar por aí. Outras versões do Android serão descontinuadas também. A API mínima irá suibr de 9 para 14, que é o Android 4.0.1 Ice Cream Sandwich.
Isso significa que o Android Honeycomb 3.0 irá deixar ser suportado pela versão 10.2 do Play Services.
E isto acontecerá em algum momento de 2017. Vale lembrar que muitos aplicativos poderão continuar funcionando quando utilizarem os Play Services, desde que mantenham a compatibilidade com versões antigas da API do Google.
Portanto, caso tenha algum Android desta versão ainda em operação, é hora de pensar em atualizar o seu smartphone.
Via Google Developers