A Xiaomi está rapidamente se tornando uma das fabricantes de Android mais importantes do mundo pois por incrível que pareça esta empresa chinesa está compartilhando o pódio com a Samsung e Apple.
Mas nem tudo são flores. Mesmo com toda popularidade e inúmeros aparelhos vendidos em todo o mundo a Xiaomi se recusa a publicar o código-fonte de seus kernels violando o licenciamento GPL do kernel do Linux.
E infelizmente esta falta de códigos disponíveis acaba por retardar o desenvolvimento de ROMS e kernels para o dispositivo. Bom, mas isto não chega a ser um grande problema quando temos uma série de desenvolvedores ao longo do mundo tentando a todo momento resolver os problemas, principalmente quando são desafiados deste jeito pelos fabricantes.
Um grupo de desenvolvedores denonimado CancroCM Team ( Os Membros sênior kD, audahadi, kairi_zeroblade, o membro david_korbu e o contribuidor reconhecido jack_eagle ) conseguiram disponibilizar uma versão bastante funcional da CyanogenMod 12 para o Xiaomi MI 3.
Tirando alguns pequenos problemas esta ROM está bem funcional mas , os usuários do Xiaomi MI 3 terão problemas com a conectividade Bluetooth , NFC, o camcoder e o OTG USB.
Portanto, caso estas coisas não sejam lá um grande problema para você , ou seja, no seu uso diário, dê um chance a ROM.
Esperemos que observando toda esta movimentação em volta dos seus aparelhos a Xiaomi resolva começar a respeitar o licenciamento GPL.
O legal é que isto mostra o grande potencial que estes aparelhos chineses possuem e para nós brasileiros chega a ser interessante acompanhá-los, principalmente por causa dos acordos que o nosso governo tem com a China.
Portanto, se você já tem um Xiaomi M3 e quer testar o Lollipop nele dê uma olhada no tópico do XDA-Developers.
E para quem está pensando em comprar um aparelho deste fabricante é bom acompanhar os tópicos e o fórum do Xiaomi até para conhecer os hardwares deste fabricante e o porque este hardware está ganhando tanto respeito entre todos os membros da comunidade Android.
Via XDA-Developers