Noticias

O Android Lollipop já foi portado para o Motorola Defy

O Android Lollipop já foi portado para o Motorola Defy

Se há uma coisa que as empresas não tem um grande hábito de fazer é atualizar os seus dispositivos por um longo tempo para as versões mais novas dos sistemas operacionais. Isto na maioria das vezes é para forçar os usuários a trocar seus dispositivos muito mais vezes do que o necessário.

Algumas vezes evidentemente isto é por causa de dificuldades técnicas ou até, falta de interesse dos consumidores. Mas, na maioria das vezes mesmo isto ocorre por causa de uma coisa chamada obsolecência programada, que é mais ligado a rentabilidade das fabricantes que qualquer outra coisa.

A grande vantagem é que alguns dispositivos passaram a ter uma comunidade enorme em volta deles e mesmo quando abandonados por seus fabricantes passou a contar com uma comunidade enorme que passou a contar com diversas atualizações  após sair do mercado, como o Galaxy S2 ( que conta com uma enorme comunidade da qual ainda faço parte ), o HTC HD2, o Samsung Galaxy S e o Motorola Defy.

O Antigo Motorola Defy

Como o Motorola Defy tem uma comunidade bem ativa ele talvez seja um dos que receberá o Lollipop rapidamente ( apesar de que os desenvolvedores da Slimbean, que está também disponível para o Galaxy S2 já prometeram uma versão do Lollipop para este dispositivo ). O recém lançado Lollipop está sendo portado pelo desenvolvedor Quarx para o dispositivo.

Já há alguns screenshots disponíveis o que é muito legal pois demonstra que o trabalho já está bem adiantado. O port inicial foi feito em cima do Kernel 2.6.32 do kernel do Linux ( de 2009 ) mas o desenvolvedor já está trabalhando duro para portar o kernel 3.10 do Moto 360 que usa o mesmo SoC do dispositivo ( TI Omap3 SoC ).

Motorola Defy com o Lollipop

O mais interessante é ver que um dispositivo que chegou a 4 anos atrás com o Android 2.1 vai conseguir chegar ao Android 5.0 Lollipop graças a sua grande comunidade de desenvolvedores. Muitas coisas mudaram desde 2010 mas o Motorola Defy parece estar vivo e pronto ainda para lutar muito por sua existência tendo em vista que ao rodar o Lollipop ele prova que talve possa chegar sem problemas ao Android 6, 7, etc.

Tela inicial do Lollipop no Motorola Defy

O Defy tem algumas características interessante que fazem o desafio muito mais interessante. Ele tem o bootloader bloqueado o que torna o desenvolvimento de uma ROM muito mais difícil.

Alguns dispositivos são épicos por terem comunidade muito ativas, e fico feliz de saber que o Defy é um destes.

Estou no aguardo de ver algum movimento deste tipo no fórum do Galaxy S2, dispositivo pelo qual nutro muito carinho pois participei durante bons quase 3 anos de sua ativa comunidade.

Para quem tem o Motorola Defy e quer acompanhar o desenvolvimento desta nova ROM ( baseada na CM11 ) é só dar um pulo no tópico do XDA-Developers.

comments powered by Disqus