Esta foi uma semana em que fiquei um pouco mais longe do computador. Só acessei para redes sociais e etc, e logicamente, com isto, diversas coisas que eu queria ter comentado mais rapidamente só serão comentadas ao longo desta semana.
Mas uma notícia que eu vi causando um certo furor em redes sociais ( principalmente em quem adora usar o Android como Judas ) é que um executivo do Google colocou em voga uma frase ( muito burra diga-se de passagem ) que o Android não foi concebido para ser seguro e sim, para ser livre.
Isto aconteceu durante a Mobile World Congress onde o chefe de desenvolvimento do Android e do Chrome Sundar Pichai comentou sobre algumas questões bem interessantes sobre a segurança do Android, futuro da linha Galaxy S ( que duvido que continuará com o Android, tendo em vista do tanto que o Google anda enchendo a paciência da Samsung nas modificações dela ) e o recém lançado Nokia X ( estou devendo para vocês algumas coisas em relação a MODs para ele, e isto acontecerá ao longo desta semana ou próxima ).
A famigerada frase foi dita durante uma pergunta sobre malware para a plataforma Android ( que realmente é um fenômeno bem grande … bem maior que na plataforma Apple, mas … não tem nada a ver com as bases diferenciadas , uma ser BSD e a outra ser Linux ).
“O Android não foi concebido para ser seguro, ele foi projetado para dar mais liberdade. Quando as pessoas falam em malware para o Android, devem levar em conta o fato de que é o sistema operacional mais popular do mundo. Se eu tivesse uma empresa dedicada a malware, eu também estaria dirigindo meus ataques ao Android”, disse o executivo.
Quanto ao Nokia X ele disse não entender os planos da Microsoft e continou apostando na argumentação da abertura do sistema operacional Android, ressaltando que tal coisa acontece porque o Android é aberto.
Sobre a Samsung ele apesar do movimento de troca do Android pelo Tizen na nova geração do Galaxy Gear, ele aposta na manutenção do Android em seus smartphones mais robustos como o Galaxy S 6.
O grande lance talvez é que o executivo do Google erra em vários pontos. O primeiro ponto é que sim, há agora concorrentes diretos ao Android. Além da própria Apple , o sistema operacional móvel da Canonical já desponta aí como lançamento para este ano.
E com as políticas chatas do Google de ficar entrando demais nas estratégias das “parceiras” é garantido que a Samsung e outras já estejam de olho na liberdade de outros sistemas operacionais.
Já a parte de segurança, inconcebível alguém falar uma coisa destas. O grande lance entre Apple e Android e a proliferação de malwares sobre o mesmo é a política das lojas.
Para que um produto entre na Loja Apple é muito mais difícil já que tem que passar por diversos processos de validação que tornam mais difícil que um malware seja colocado na loja.
Em compensação é bem mais fácil entrar na loja do Android já que, sim, o ECOSSISTEMA do Android foi projetado para ser livre, não somente o sistema e é aí que está o grande problema.
Mesmo que hajam camadas de segurança no Android ( e outras mais ainda podem ser adicionadas com MODs ) a maior falha em relação da Apple é sim a loja e suas políticas.
Assim, caros, não fiquem neste furor. O problema do Android não é ele, e sim a política do seu ecossistema e uns modernosos como este que ficam falando este tipo de coisa por aí …