É, parece que o jeitinho brasileiro anda fazendo escola no mundo inteiro.
Se você foi um dos felizardos e baixou um “antivírus” de nome Virus Shield na loja Google Play na semana passada, é difícil, mas vou informar algo bem chato para você. Você foi sim enganado e a promessa de que seu dispositivo estaria protegido era mentira. O mais terrível disto tudo que é o aplicativo era pago e infelizmente, a loja do Google levou um bom tempo para mapear que o Virus Shield era um programa que não fazia nada.
O Virus Shield foi lançado inicialmente na versão australiana da loja virtual do Google no dia 28 de março e como teve uma repercussão muito grande, sua popularidade cresceu até se tornar o aplicativo mais baixado da semana. Ele chegou a ter mais de 10 mil downloads e análises positivas de quatro até cinco estrelas de mais de 1000 usuários diferentes. Mas … para tristeza desta galera que estava super feliz com ele … o programa não fazia era nada, só tinha uma interface bonitinha.
Aliás, esta é a parte do programa que era interessante. Ele era muito atrativo ao usuário pois prometia segurança de um antivírus com um único toque na tela. Bastava apertar o escudo exibido na tela e ele mudava de imagem: de um grande x vermelho que significava “perigo” para um tique vermelho que significava “protegido”. O problema é que isto era a única coisa que o programa fazia … mudava a imagem na sua tela.
O Virus Shield em ação ( ou sem ação nenhuma )
O golpe foi identificado pelo site Android Police que teve o cuidado de analisar o código do Virus Shield e descobriu que ele só trocava mesmo a imagem na tela e depois ficava quieto. Depois da denúncia, o Google removeu tanto o aplicativo quanto a desenvolvedora de sua loja, mas logicamente o estrago já estava feito. Pela política do Google Play o usuário só pode pedir reembolso até quinze minutos após a instalação. Após este prazo, só reclamando com o criador do programa que garantidamente não vai devolver dinheiro nenhum né ? Honestidade garantido não é o forte desta galera.
Loja do Google
O grande problema disto é o que eu já falei várias vezes aqui no blog. A política da loja do Google é mais aberta que a política da loja da Apple e esta liberdade tem este custo de aparecer vira e mexe problemas. Apesar da loja possuir uma verificação de malware, este aplicativo não era bem um malware. Ele era somente um aplicativo que não cumpria o prometido.
Por este motivo o Google demorou a achar um problema no mesmo já que no fim, ele até funcionava, mas não fazia o que prometia.
Se você comprou, só lamento. Se você é o desenvolvedor e ler isto aqui, só posso lhe dizer que não dá para deixar de reconhecer a esperteza do seu golpe, mas que você é um desonesto de marca maior … é.
Fonte: CodigoFonte