Uma das coisas que não dá para negar é que as organizações terroristas neste século são brutais e não mudaram em nada sua sede por sangue. E infelizmente, eles são bem fortes na campanha de entrar nas mentes de jovens utilizando as novas tecnologias, como redes sociais, comunicadores instantâneos e muito mais coisas.
Isto é notícia velha porque boa parte das pessoas sabe do como o ISIS, por exemplo usa o Telegram para disparar suas notícias e até, o Twitter para alcançar homens e mulheres para sua causa.
De acordo com um relatório da semana passada, as lojas de aplicativos estão começando a receber softwares mantidos e desenvolvidos por equipes de dentro de organizações terroristas como o Estado Islâmico ( tambpem conhecido como ISIS, ISIL ou Daes ) e o Taliban.
Com aplicativos que fazem propaganda destes grupos terroristas proliferando na Play Store o Google já resolveu fazer sua parte. Segundo relatos o aplicativo ‘Alemarah era aparentemente um app para publicar notícias e vídeos relacionados ao Taliban.
Um porta-voz oficial do Google se recusou a falar sobre este caso em particular mas teria reiterado que a empresa revisa periodicamente e remove aplicativos da Play Store que violam suas políticas disseminando o discurso de ódio.
E a partir destas políticas o Google se dá o direito de remover aplicativos que “advogamcontra grupos de pessoas com base em sua raça ou origem étnica, religião, deficiência, sexo, idade, nacionalidade, condição de veterano, orientação sexual ou identidade de gênero” que é cláusula com a qual o Google removeu o app Alemarah.
No entanto o Taliban está longe de ter somente um caminho e isto inclui vários sites, contas de mídia social e canais em aplicações de mensagens móveis como eu disse.
A única coisa alarmante no entanto é o fato de que o aplicativo do Taliban pode até ser coisa do passado na Google Play Store mas em compensação um aplicativo supostamente criado pelo Estado Islâmico ( ISIS ) ainda está disponível para download oficial no Google graças a um pequeno detalhe técnico.
Segundo relatos um aplicativo de mensagens chamado “Alrawi” está atualmente listado na Play Store e é um produto reconhecido que acabou sendo usado em uma série de ataques terroristas em todo o mundo nos últimos anos incluindo as recentes atrocidades em Bruxelas, Paris e Lahore.
A única razão em que o Google tem sido incapaz de agir neste caso é porque o aplicativo de mensagens Alrawi e seus criadores não são tecnicamente responsáveis pela forma como seus usuários utilizam o software, mesmo que isto signifique que ele estão usando quase que exclusivamente para propagar violência contra civis e inocentes.
Enquanto isto em um tweet da Bloomberg Sr. Eltaf Najafizada diz que um representante do Taliban afirmou que o Alemarah está fora da Play Store somente por alguns problemas técnicos.
Se isto é verdade ou não, fica difícil saber, pois pode ser que eles só estão se recusando a acreditar que foram removidos pelo Google ou voltarão com um app com outro nome.
Via 9to5Google