Sempre que ocorre alguma tragédia de grande proporções os governos ( sim, incluindo o governo brasileiro, que se diz contrário a monitoramento e faz direto com todos os cidadões ) aproveitam este momento de grande comoção para propor o monitoramento e cerceamento das liberdades individuais.
E evidentemente que agora eles voltaram com as discussões em cima de adicionar um backdoor em todas as tecnologias de criptografia utilizadas em dispositivos móveis.
Esta poderia ser uma forma dos aplicadores da lei de ter uma chave mestra que poderia descriptografar os dados através de alguma ferramenta, como por exemplo, até um exploit pré-definido.
O debate foi reinserido no congresso americano através de Cyrus Vance Jr que é advogado da cidade de Manhattan e veio com o famoso argumento de segurança nacional.
O argumento ganha força agora, evidentemente, porque os Estados Unidos irão começar a receber refugiados sírios, e, portanto, a luta contra a criptografia fraca começa a realmente acontecer por causa do medo que as pessoas tem.