Ferramentas

O The Cleaner é uma ótima forma de melhorar o rendimento geral do seu Android

O The Cleaner é uma ótima forma de melhorar o rendimento geral do seu Android

Como qualquer sistema operacional existente na face da Terra, uma das coisas mais complicadas  no Android é manter a saúde do sistema operacional.

E entenda-se por saúde do sistema desde mantê-lo em segurança ( longe de vírus e ataques ) até manter um rendimento razoável, ou seja, sem lentidões sem explicação ou até, fechamentos inesperados de aplicativos.

Para que seu sistema seja mantido deste jeito é necessário logicamente que você tome o famoso cuidado de não baixar aplicativos de fontes não confiáveis e também, tenha ferramentas que possam fazer a limpeza ou a manutenção do sistema automaticamente.

E é aqui que entra o The Cleaner, da Liquidum. O app em uma só tacada vem com gerenciador de memória, gerenciador de espaço ( inclusive limpando o famoso cache que fica ocupando espaço em smartphones com pouco espaço ), limpeza de histórico de chamadas e SMS ( para versões abaixo do KitKat ) e muito mais.

Três foram os quesitos que me animaram com o The Cleaner quando achei ele na Google Play Store. Um, o controle de aplicativos na memória ( até explico o porque daqui a pouquinho ) e a  limpeza do cache ( que fica ocupando muito espaço sem precisar no smartphone ).

A que mais havia me chamado a atenção, que é a limpeza do histórico de chamadas e SMS infelizmente não está disponível para o Android KitKat pois o Google fez o favor de mudar uma série de coisas na API do Android que impossibilitam o funcionamento do aplicativo.

Então que tal eu falar um pouco sobre minha experiência com o aplicativo ? A primeira coisa que eu observei é que ele foi bem pensado em termos de interface. São 4 abas ( Memória, Armazenamento, Aplicativos e Conversas ) e em todas a primeira imagem que você verá será um grande círculo que ao ser clicado irá gerar a tela de ações do aplicativo.

 

Limpeza de memória no The Cleaner

Uma das coisas mais legais que eu achei no The Cleaner foi sem dúvida o controle de uso de memória, que no fim, é o famoso Task Manager.

Muita gente não gosta muito dos Task Managers porque no fim eles são a muito criticados na comunidade Android pois quebram um pouco a função multi-tarefa do sistema, mas, diga-se de passagem, a coisa não é bem assim.

O próprio Android faz este processo de “eliminação” de aplicativos da memória sempre que necessário e, o Task Manager do Cleaner simplesmente faz isto de forma automatizada com alguns plus que no passado você tinha que fazer via hacks.

Ou seja, em uma tela super amigável com todas as informações possíveis sobre os apps que estão na memória você pode optar por fechar todos eles ( clicando em Limpar ) ou, proteger alguns aplicativos desta limpeza.

E protegido da limpeza o aplicativo não será mais eliminado da memória inclusive das limpezas automatizadas ( que você pode configurar dentro do app ).

A vantagem destas limpezas periódicas ( só não exagere, tente começar de 6 em 6 horas e vá modificando até no mínimo uma hora ) é que tornam o seu sistema muito mais fluído.

Outro bom conselho a ser seguido é desmarcar os aplicativos que são parte do sistema e que precisam de estar sempre sincronizando, pois, ao eliminá-los da memória automaticamente eles irão tentar sincronizar ao retornar. E isto causará grande carga ao sistema e portanto, grande uso de bateria.

Ou seja, como qualquer tipo de aplicativo, mesmo sendo ele muito bom é ótimo que você teste e ache a configuração adequada para seu sistema pois cada usuário tem um tipo de uso do seu smartphone ou tablet.

 

Gerenciamento do Armazenamento  de disco

 

Esta é uma realidade que não existe para muitos usuários Android que possuem dispositivos de primeira linha, mas, em compensação para aqueles usuários que possuem celulares ou tablets com pouca memória interna é uma luta constante, já que boa parte dos programadores não tem o cuidado de implementar políticas de limpeza nos seus apps.

E é aí que entra a função de limpeza de armazenamento do Cleaner.

Como sempre o relatório irá lhe mostrar amigavelmente o que cada aplicativo está utilizando no disco e quanto você ganhará de espaço no total quando efetuar a limpeza.

Igualzinho na parte de memória o app permite que você exclua da limpeza todos aqueles aplicativos que você acha que não precise da função, ou que, durante o seu uso diário do aplicativo, demonstre que a função não lhe deu nenhum ganho adicional.

Gerenciamento de aplicativos no The Cleaner

 

Esta é talvez a função mais legal que temos no The Cleaner.  O gerenciamento de aplicativos do App passa desde mapear os aplicativos que você menos usa no seu smartphone ( ou nem utiliza ) até os aplicativos que estão utilizando mais permissões do que deveriam ( junto com o Xprivacy se torna uma arma bem interessante para melhorar sua privacidade ).

Ou seja, com um relatório novamente bem amigável ele irá lhe mostrar na opção “Uso do aplicativo” um relatório dos aplicativos que você realmente utiliza e os que você utiliza menos ou nunca utiliza. Através deste relatório será possível você desinstalar aqueles estão ali no seu smartphone somente ocupando espaço ou memória.

No restante dos relatório é possível visualizar quais aplicativos estão vendo cada permissão, quando ele foi instalado, uso do armazenamento e muitas outras coisas mais que também lhe permitirão ver aplicativos que no fim, não servem para usar no seu smartphone.

É de longe, para mim a função mais completa do Cleaner e um dos motivos pelos quais o aplicativo foi um achado, pelo menos  no meu caso, principalmente porque consegui com ele descobrir diversos aplicativos que eu tinha aqui no smartphone que eu instalei e nunca utilizei.

Gerenciamento de Chamadas no The Cleaner

Esta é uma função que , por mudanças nas permissões a partir do Android KitKat deixou de funcionar. Mas, caso você tenha um smartphone com versões anteriores ao Android KitKat você poderá utilizar sem problemas.

O que ela faz ? A primeira é limpar os registros excessivos da sua lista de ligações e SMS. Isto é ótimo porque estes registros acabam comendo espaço, e, mesmo que pequeno podem gerar algumas  lentidões que podem atrapalhar no dia a dia.

A segunda é a organização dos SMS, que, infelizmente eu não consegui visualizar já que o meu sistema operacional é o KitKat.

A tela de configurações é bem simples e permite que você resgate algum código promocional ou até, faça o upgrade do programa para a opção paga ( onde você não verá mais anúncios e também poderá ter acesso a todos os temas do aplicativo ).

Ali também é possível modificar o tema do aplicativo ( são vários e você pode optar por aquele que ficará mais legal de acordo com o visual do seu Android ).

E finalmente, a opção de automatização. Ou seja, você colocar de quanto em quanto tempo você quer que a memória seja limpa ( o padrão é diariamente mas você pode ir mudando de acordo com a sua preferência ) e, finalmente, quando ele deve lhe avisar de aplicativos que estão ociosos dentro do seu sistema operacional.

Eu configuirei no meu mensalmente, pois é um período bom para saber se você utiliza ou não realmente um aplicativo ou uma série deles.

 

O aplicativo pode ser baixado usando o link abaixo e espero que seja útil. Falta agora mesmo só a Liquidum inserir nele um antivírus e o The Cleaner será um aplicativo completo.

Baixe agora na Google Play Store

comments powered by Disqus