Muitos usuários não vêem grandes problemas em ter diversos programas para a mesma funcionalidade e isto é uma realidade hoje quando falamos de comunicadores instantâneos.
Hoje temos o Messenger do Facebook, o Whatsapp, o ICQ, o Hangouts do Google e muitos outros mais que são programas que fazem a mesma coisa, ou seja, permitem que você se comunique rapidamente com seus contatos.
O grande problema de ter uma série de programas para fazer a mesma coisa é que acabamos por ter um uso excessivo de memória e processador que poderiam ser muito melhor aproveitados se conseguissemos integrar todos em um só programa.
Já temos alguns programas deste tipo como o Trillian e o IM+ mas o Disa.im chega com alguns diferenciais bem interessantes.
O primeiro diferencial é que ele é moderno. O visual é bem parecido com algumas aplicações como o Hello SMS e, aliás, o SMS foi um dos primeiros plugins que foram desenvolvidos para ele.
O diferencial do Disa.im é este. O suporte a redes é feito por meio de plugins. Ou seja, para que você possa usar cada uma das redes você precisará instalar o plugin daquela rede.
Isto é otimo porque evita uso desnecessário de memória por redes que você nunca irá utilizar.
Como o Disa é um projeto bem novo ele ainda suporta poucas redes. As redes suportadas eram o Whatsapp e o SMS/MMS.
A pouco tempo soltaram um plugin que suporta também o Facebook e já foram prometidos plugins de suporte ao Telegram e ICQ.
O programa é bem leve, tem uma interface super amigável e pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store mas você precisa ter aceito ser beta tester do programa.
Para isto você precisa ir a comunidade do programa no Google Plus e clicar neste link aqui para ser um testador do programa.
Aguarde algum tempo e faça o download.
Se tiver alguma requisição de serviço ou problema é só postar na comunidade do Disa que vários usuários vão tentar lhe ajudar.
Eu já estou o utilizando a algumas horas e só não desinstalo todos os outros comunicadores infelizmente porque ele ainda está muito aquém do Trillian e do IM+ em relação a suporte de redes de comunicadores móveis.