As permissões do Android costumavam ser um pouco mais permissivas no passado e de acordo com o site Ars Technica o Facebook estava aproveitando esta pequena brecha para coletar dados de chamadas e SMS.
Ao explorar o fato de que as permissões pré Android 4.1 do Android poderiam ser solicitadas por apps na Play Stoer até o ano passado e que essas permissões anteriores concediam automaticamente acesso de chamadas e SMS junto com solicitações de acesso a contatos, o Facebook conseguiu coletar e armazenar metadados associados a cada um daqueles que deram ao aplicativo essas permissões.
O problema todo é que isto acontece logo após o escândalo relacionado a Cambridge Analytica no Facebook, que, por sinal, não se aplicava somente ao Android e sim a todo ecossistema do Facebook.
A versão mais resumida é que a empresa chamada Cambrydge Analytica teria coletado dados de cerca de 50 milhões de usuários do Facebook indo contra os termos de serviço do Facebook.
Alguns destes dados foram aparentemente apagados depois que o Facebook entrou em contato com a empresa a alguns anos, mas as auditorias independentes estão verificando que os dados podem ter sido utilizados para influenciar as eleilções mais recentes dos Estados Unidos.
Sean Gallagher do Ars Technica confirmou ao explorar o conteúdo de seu próprio arquivo de dados do Facebook que dados de chamada de chamadas e SMS de 2015 e 2016 estavam presentes.
Outros confirmaram a presença desses dados até outubro de 2017 que é a data aproximada em que o Google retirou o suporte para APIs pré-4.1 para aplicativos da Play Store.
Se você estiver preocupado talvez você queira dar uma olhada nos seus próprios dados do Facebook para ver tudo que a empresa possa ter coletado.
E são incluídas informações sobre anunciantes no Facebook pode ter compartilhado e vendido.
Alegadamente você pode até mesmo apagar estes dados apesar do Ars relatar que as informações estavam presentes em um arquivo baixado após a exclusão portanto … não tem muita fuga.
Sua privacidade já foi realmente perdida. Não adianta chorar.
Via Android Police