Noticias

O fim de uma era, ChainFire vai abandonar o desenvolvimento no Android

O fim de uma era, ChainFire vai abandonar o desenvolvimento no Android

Uma notícia bem triste para quem gosta de mods no Android. O desenvolvedor Chainfire que é uma das figuras mais conhecidas da comunidade por seu trabalho no SuperSU, uma solução de root que deu alegrias a todos por muitos anos.

Desde que deixou seu trabalho no SuperSU, Chainfire resolveu dar um tempo no desenvolvimento Android.

Hoje ele anunciou que todos os seus aplicativos relacionados a root estão caminhando para o seu fim de vida, ou seja, isto significa que eles não receberão mais nenhuma atualização e em alguns casos, irão sumir completamente.

É chato porque o Chainfire é uma lenda. Com toda certeza é um dos caras que eu mais respeito na comunidade Android em termos de desenvolvimento. O SuperSu durante anos foi o programa que trouxe o root para milhares de usuários em todo o mundo.

Mesmo que o Magisk hoje seja um programa que esteja tomando muito espaço no mercado, o Chainfire deve ser lembrado com o cara que conseguiu desbravar tudo, e de forma solitária e colaborativa.

O conhecimento do cara em relação a imagens do boot do Android ajudou milhares de desenvolvedores nos fóruns. Sem contar com seu trabalho de acesso a root sem uso do system nos Google Pixel que acabou virando um padrão na comunidade de mod.

Mas o trabalho do cara não se resume ao SuperSU ( mas ele é o mais marcante na carreira dele ).

Ele mantém o firmware.mobi e o FlashFire que são diretamente relevantes ao trabalho do mesmo no SuperSU.

Outros como o FirePaper 500 e o Live Boot não estão diretamente ligados ao SuperSU.

Há ainda outros aplicativos relacionados a root na página do mesmo na Play Store que milhares de usuários ainda usam e curtem ( eu ando meio afastado do root porque nem fiz ainda no meu Moto G5 Plus ).

Infelizmente, mesmo com esta comunidade em volta dos seus programas com este anúncio o desenvolvimento e manutenção destes aplicativos será interrompido.

Para o FlashFire, LiveBoot e outros aplicativos relacionados ao root o motivo já foi explanado no anúncio do mesmo.

O Firepaper 500 de acordo com o mesmo, teve seu desenvolvimento parado devido a razões fora do controle do Chainfire.

Eu cheguei a usar alguns aplicativos do mesmo em meu telefone. Recently que era um que apagava os aplicativos recentes do smartphone e o CF.Lumen, que é um dos meus programas preferidos dele ( lógico, depois do SuperSU ).

De acordo com o Chainfire ele pode vir a tornar público o código fonte de alguns dos seus projetos mas ele não deu nenhuma garantia oficial.

Ele também afirmou que pode até atualizar alguns dos seus aplicativos que não estejam relacionados ao root mas não mencionou quais seriam eles.

O anúncio completo você pode ler aqui, no Google+.

Há inclusive um comentário falando que o projeto não relacionado a Android do mesmo pode ser ligado a dispositivos da Apple já que o mesmo foi visto nos fóruns da empresa.

Estranho ? Pode ser, mas muitos desenvolvedores vem deixando o Android pelos problemas que o Google vem criando para o root e algumas soluções alternativas.

 

 

Via XDA-Developers

comments powered by Disqus