Mesmo que o foco do blog seja sempre o Android sempre dou espaço a sistemas operacionais que sejam interessantes. E o Firefox OS foi uma experiência bem interessante do pessoal do Mozilla que ganho um volume bem grande de usuários e entusiastas, principalmente por causa do grande sucesso que o seu navegador tem.
O grande problema é que a algum tempo o pessoal do Mozilla já vem falando que eles iriam abandonar o desenvolvimento do sistema operacional e isto parece ser real.
Eles agora deixaram claro isto em uma mensagem bem exclarecedora que informa que talvez seja a hora de deixar o desevolvimento do Firefox OS para se concentrar em projetos voltados para a internet das coisas :
Através do trabalho de centenas de colaboradores que fizeram um esforço incrível e criaram uma plataforma interessante de trabalho no Firefox OS. No entanto, como havia sido anunciado em dezembro, as circunstâncias de uma série de sistemas operacionais já estabelecidos no mercado e os ecossistemas de aplicativos significanvam que estávamos em um jogo já vencido e não nos dava espaço para a Mozilla ganhar espaço no mercado de smartphones.
Decidimos que para ter sucesso na nova área de dispositivos conectados deveríamos concentrar nossa energia completamente na prototipagem do futuro e explorar como poderemos ter mair impacto na Internet das Coisas.
O suporte ao Firefox OS irá cessar após a versão 2.6. Esta notícia será um pouco chata para as pessoas que dedicaram um bom tempo ao aprendizado do Firefox OS e agora, verão ele sumir do mercado de smartphones.
Pode ser inclusive um aprendizado para empresas que ainda não conseguiram vingar seus produtos e podem agora, com isto, ver que virar os olhos para outros mercados pode ser uma boa idéia.
Ao mesmo tempo, como o Firefox OS é um sistema aberto há chance de desenvolvedores independentes criar forks do projeto e a manutenção dele pode existir fora da estrutura da Mozilla.
Mas, no fim, oficialmente, o suporte termina na versão 2.6.
Via Mozilla