ID e

O Google adquiriu a Pixate – a plataforma de protótipos de apps agora é gratuita

O Google adquiriu a Pixate – a plataforma de protótipos de apps agora é gratuita

O Google é uma empresa que não pára, seja criando coisas novas ou comprando alguma empresa que tenha uma solução que tenha algo a acrescentar ao seu ecossistema. E sua mais recente aquisição acaba de ser anunciada e será uma ferramenta muito boa para os desenvolvedores.

A Pixate que é a nova aquisição e pelo menos até o momento não sabemos quanto o Google pagou, coisa que nem é importante no momento já que uma solução que custava algumas centenas de dólares vai ser fornecida pelo Google por um preço irrisório, ou seja, gratuita.

O que é o Pixate? Deve estar você se perguntando ?

Para ser bem rápido e objetivo a Pixate é um software que permite que os desenvolvedores e designers vejam suas idéias de aplicativos móveis em operação. Ou seja, o Pixate é capaz de gerar protótipos nativos para iOS e Android permitindo que os desenvolvedores de aplicativos possam experimentar suas interfaces como se fossem reais.

Além disto a plataforma torna bem fácil o processo dos desenvolvedores inserirem suas camadas no aplicativo bem como adicionar comandos de interação e animações.

O legal é que os projetos podem ser facilmente compartilhados com a equipe para que eles possam testar o projeto e melhorar ainda mais.

Para times grandes que envolvem designers e desenvolvedores é realmente algo muito interessante.

O que acontecerá com a Pixate ?

Tanto o Google quanto a Pixate asseguram que a ferramenta não irá morrer e ela continuará existindo de forma independente ( apesar de que, não duvido que no futuro ela venha a ser integrada ao Android Studio ).

Isso não quer dizer que não haverá mudanças já que elas são uma realidade.

Mas como eu disse acima, mesmo que venham com a integração da ferramenta na suite de desenvolvimento do Google todas elas serão para beneficiar o usuário.

Preço

O Pixate Studio e Cloud nunca foram baratos mas sempre que o Google compra algo ele torna o preço bem mais acessível para que aquilo se popularize, principalmente quando são ferramentas de desenvolvimento.

Assim, se seu interesse é no Pixate Studio, sinta-se premiado pois o Google tornou esta ferramenta gratuita.

Além disto o Pixate Cloud ganhou um desconto bem alto e custará 5 dólares mês ou 50 dólares por ano  ( isto por usuário ). Por esta razão a Pixate deixará de fornecer os serviços em nuvem de forma gratuita.

Em vez disto os usuários tem um teste de 60 dias gratuito onde só após disto serão aplicados os preços já citados acima.

Quem já comprou o Pixate Studio terá um crédito de 150 dólares para uso do Pixate Cloud e, quem fez a compra a pouco tempo, por volta de 14 dias pode pedir o reembolso total caso se interesse.

O que a equipe da Pixate fará no time do Google ?

Como toda compra ninguém sabe realmente e nem o Google nem a Pixate falam sobre o futuro.

A única coisa afirmada é que esta ferramenta é parte do esforço contínuo para desenvolver novos designs e protipagem de ferramentas incluindo o Form 1.3.

O CEO da Pixate Paul Coulton também mencionou muito pouco do que fará em Mountain View e menciona somente que eles estão se juntando a equipe de design.

Ou seja, talvez a ferramenta venha mesmo para ajudar a embelezar um pouco mais os aplicativos do Android pois talvez este seja um dos grandes problemas que temos em relação a outras plataformas onde o cuidado com o design sempre foi algo bem forte.

Empacotando

Já até falei mas a idéia do Google é desenvolver um ecossistema completo para os desenvolvedores.

Assim esta aquisição é somente mais uma parte deste ecossistema de desenvolvimento que o Google está disponibilizando para designers de aplicativos.

Como é gratuito, não custa testar né ?

Se você é desenvolvedor, que tal baixar e testar um pequeno protótipo na ferramenta para ver como ficará o visual do seu aplicativo até antes dele estar pronto e compilado para ir para a Play Store ?

 

»» Clique aqui e baixe gratuitamente o Pixate Studio

comments powered by Disqus