Noticias

O Google agora faz parte da Alphabet

O Google agora faz parte da Alphabet

Se antes estávamos acostumados a achar que o Google era um grande empresa e que nunca haveriam mudanças no modelo de negócios deles, é hora de repensar um pouco. Hoje em um anúncio inesperado os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin anunciaram que estariam deixando o Google para criar uma nova empresa: a Alphabet ( que no fim é alfabeto em português ).

 

O Google ao longo dos anos mudou muito seu modelo de negócio e começou a abranger muitas áreas diferentes que deve ter sido um dos motivos para a criação da Alphabet já que cada negócio tem metas e gerenciamento diferentes.

“Google não é uma empresa convencional. E não temos a intenção de se tornar uma”, disse Larry Page ao revelar que a Google Inc. passará a ser gerenciada pela Alphabet Inc., uma incubadora com ações independentes que também passa a gerenciar as empresas Life Sciences e Calico.”

Para o cargo de CEO que anteriormente era de Larry Page o nome escolhido foi o de Sundar Pichai que é hoje um dos grandes nomes mesmo dentro da empresa. Sergey Brin assume a posição de presidente da Alphabet e Larry Page será o CEO.

“Sergey e eu queremos começar coisas novas. Alphabet vai incluir nosso laboratório X, que incuba novos esforços como Wing e nossa iniciativa de entregas por drones”, disse Page. “Está claro para nós e nosso conselho de que é hora de Sundar se tornar o CEO do Google”.

A empresa anunciou ainda que a Alphabet irá substituir o Google como uma empresa de capital aberto e todas as ações do buscador serão automaticamente convertidas em ações da Alphabet.

E como fica a estrutura agora ? Os negócios do Google serão todos divididos em pequenas empresas ?

Calma, pois a empresa em um formulário que teve que enviar para a US Securities and Exchange Commission eles foram bem mais claros sobre o que como será a estrutura da Alphabet e como o Google se colocará dentro desta estrutura, incluindo que Eric Schmidt  será o presidente executivo da nova empresa.

E, aqui chega a resposta para a dúvida de muitos. O Android, Youtube, apps , busca e mapas vão permanecer sob a subsidiária Google, ou seja, o modelo de negócios geral do Google em produtos não irá mudar muito.

Outras empresas do Google, como Google Fiber, Google X e outros serão geridos como subsidiárias separadas, algo esperado já que o modelo de negócios destas empresas é bem diferente do Google.

Ainda não se tem notícias de como ficará por exemplo o Adsense e outros programas do Google que fazem a ponte entre anunciantes e produtores de conteúdo, mas, levando em conta que eles não mudaram muita coisa

Via Android Central / Google Discovery / Android Central

comments powered by Disqus