O Developer Preview do Android 8.1 pode ter vindo com novos recursos e mudanças como acontece em todas novas versões do Android mas com toda certeza, não dá para dizer que esta versão veio livre de erros.
Ontem um usuário do Reddit relatou um incidente estranho que levou alguns a suspeitar o que o Android 8.1 Oreo alterou o comportamento padrão do Factory Reset Protection que é um recurso anti-roubo do Android.
E isto é um bug se levarmos em consideração do que aconteceu.
Em todas as versões do Android desde o 5.1 Lollipop a proteção do reset de fábrica funcionava desta maneira: a conta do Google do usuário não é eliminada do aparelho mesmo após a reinicialização de fábrica e então, a senha da conta deve ser inserida para configurar e usar o smartphone.
Se a pessoa que configura o dispositivo não conhece a senha da conta do Google o dispositivo fica inútil e por sua vez, acaba impedindo ( em teoria ) o roubo.
O usuário Tombolger do Reddit afirmou que quando ele reiniciou seu Pixel 2 Xl no Android 8.1 DP1 o dispositivo pediu seu padrão de tela de bloqueio esquecido ao invés da senha do Google. Como ele não conseguia se lembrar do padrão o dispositivo estava permanentemente alinhado e não havia mais nenhuma opção senão mandar o dispositivo para o Google.
O chamado dele foi processado e ele recebeu um dispositivo de substituição e com isto, seu problema foi resolvido.
Como muitos usuários estavam se perguntando se isto era um comportamento padrão do Factory Reset agora no Android 8.1 o pessoal do 9to5Google entrou em contato com o Google para conseguir maiores detalhes.
A resposta do Google confirmou que isto não é um comportamento padrão e sim um erro. De acordo com o pessoal do 9to5Google foi confirmado pela aempresa que o Android 8.1 Developer Preview 1 possui um erro relacionado aos padrões de telas de bloqueio.
O relatório afirmou que os usuários em um cenário semelhante que definem um PIN ou senha ( em vez de um bloqueio padrão ) poderiam ignorar a proteção de redefinição de fábrica com sua conta do Google.
Isso significa que existe um problema específico que ocorre somente quando o desbloqueio do padrão é selecionado como segurança da tela de bloqueio do Android o que diminui o alcance ou o impacto do bug.
Os usuários que selecionaram um código PIN ou senha não serão afetados.
O Google declarou ao 9to5Google que o bug será resolvido no próximo developer preview.
Em conclusão os usuários podem ficar tranquilos sabendo que não haverá nenhuma alteração no comportamento atual do Factory Reset Protection na versão estável do Android 8.1 ( que deve chegar oficialmente ao mercado nas próximas semanas ).
Via XDA-Developers