Vi hoje no Android Police ( que eu já considero uma leitura obrigatória, junto com outros blogs do mesmo assunto que este aqui ) que já no mês passado que os modelos Xperia Z Ultra, LG G Pad 8.3, HTC One M7 e o Galaxy S4 Google Play já não eram encontrado em estoque na Play Sotre por muitas semanas. Agora, oficialmente, o Google removeu os Z Ultra, G Pad e M7 da loja e eles não mais aparecem na seção de dispositivos Google Play Edition.
Para quem não sabe os telefones Google Play Edition sempre foram conhecidos como dispositivos Google Experience, ou seja, são dispositivos desenvolvidos pelo Google em conjunto com alguma fabricante para ser o fim um dispositivo base para desenvolver as funcionalidades do Android AOSP, que é o Android base para todos os outros que encontramos nos dispositivos de outros fabricantes e, também, nas diversas ROMs modificadas que temos no mercado.
São dispositivos importantes sempre, por este papel que eles tem na comunidade do Android.
Listam dos telefones na loja do Google Play
O telefones que acabaram por ser retirados da loja foram os One M8, Moto G e o Galaxy S4. O S4 infelizmente está ficando fora de estoque direto nas últimas semanas e parece que ele será o próximo retirado da loja ( tendo em vista que a Samsung já lançou o Galaxy S 5 ). Como ainda não se materializou a possibilidade de um dispositivo Galaxy S5 Google Play Edition na loja mesmo meses depois de chegar ao mercado e a estranha introdução do Samsung Gear Live Android Wear Smartwatch.
Há rumores que os telefones Google Play Edition possam estar sendo deixados lado. Mas há também a possibilidade de que os mesmos estejam em uma fase de modificação em que os hardwares estejam caminhando para uma nova fase. Com rumores de um Android Prata ( Android Silver ) e outro tablet Nexus, os dispositivos Nexus podem ser preteridos ou atrasados pois se tornam um pouco desnecessários.
O que deve ser entendido neste momento é que os dispositivos Nexus e Google Play Edition nunca foram pensados para ser vendidos em grande quantidade, portanto, calma galera.
Assim, na minha opinião todos podem ficar tranquilo. Como eu disse acima, os s dispositivos Google Experience sempre foram um padrão e sempre vão estar disponíveis para compra já que são sempre uma base de hardware para desenvolvimento do Android. Portanto, duvido que eles serão retirados do mercado de uma hora para outra.