Engenheiros do Google conseguiram resolver recentemente um problema bug bem sério do TCP no Kernel do Linux que tem enormes implicações no desempenho da rede e eficiência, o que é ótimo quando pensamos no Android que é um dispositivo totalmente online.
O Google enviou esta correção no início deste mês para o Git e inclusive, quem é mais nerd pode ir diretamente no commit para saber um pouco mais sobre o que eles resolveram ou até dar uma olhada neste post que detalha bem tudo o que está ocorrendo.
De forma bem grosseira já que aqui não é um blog de administração de sistemas como o Br-Sysadmin, tudo pode ser resumido do seguinte modo e vou lhes dizer porque isto é muito interessante quando falamos de Android.
O bug que foi resolvido é relacionado ao gerenciamento de congestionamento ( ou seja, os relatórios ) que entende que quando uma rede está em repouso , ela não está congestionada.
Com isto passa-se a enviar mais rapidamente os resumos para a rede.
O resultado final é que os aplicativos que oscilam entre a transmissão de grandes quantidades de dados e sem seguida, entram em repouso por um tempo antes de voltar às taxas altas de envio vão transmitir muito mais rápido quando voltarem ao estado de origem.
A consequência disto é a auto-induzida perda de pacotes durante as retransmissões , entrega de pacotes fora de ordem e alguns problemas no nível do aplicativo.
E é aí que nós entramos pois nossas redes 3G e 4G tem latência muito alta e ainda por cima, nossos Androids e sua sincronização automática oscilam entre o envio de alto número de pacotes até um pequeno número de pacotes.
Assim, esta solução deste bug por parte do Google tem um motivo voltado para seu sistema operacional ( evidentemente ) mas será ótimo para qualquer outra solução que utilize redes deste tipo.
Via Phoronix