Nem tudo são flores para os fãs e usuários da HTC. Enquanto a empresa está anunciando muitas coisas boas em relação ao seu novo dispositivo, o HTC One M9, em compensação deixou tristes os usuários do HTC One M7.
De acordo com Mo Versi, que é o gerente de produto da empresa o Android One M7 não seria mais atualizado para novas versões do Android e isto inclui a versão 5.1.
Isto é muito chato porque o Android Lollipop em suas primeiras versões apresentou diversos bugs aos usuários, que, nas versões mais novas foram resolvidos.
Tudo bem que todos os fabricantes tendem a resolver nas suas ROMs e o Sense acabou fazendo um ótimo trabalho neste quesito resolvendo diversos problemas que apareceram nas ROMs AOSP.
HTC One M7 ( Imagem:The Tech Hacker )
Mas, é triste para os usuários saberem que a partir daqui não terão mais atualizações oficiais da fabricante e que, a partir de agora irão depender única e exclusivamente da ação de desenvolvedores não oficiais em todo o planeta.
A vantagem é que, como os drivers para o Lollipop foram desenvolvidos e a HTC tende a publicá-los, a tendência que o HTC One M7 possa vir a ter ROMs do Android 5.1 já que o Android 5.0 e 5.1 não sofreram tantas mudanças em relação a API.
Outra coisa que é bom lembrar é que apesar de não soltar versões novas do software a HTC não está afirmando que, caso haja algum problema de segurança ou correções críticas de problemas ela não o fará. Isto é algo garantido e portanto, caso isto apareça pode ter certeza que seu smartphone receberá ainda as atualizações.
Este abandono do dispositivo segue mais ou menos o que é o padrão dos fabricantes, que é manter o suporte oficial por pelo menos dois anos após a disponibilização do produto ao mercado.
Assim, a HTC mantém sua tradição dos dois anos de suporte com esta última atualização, e, realmente fecha com chave de ouro pois permite o desenvolvimento e suporte do seu dispositivo por terceiros devido aos códigos estarem disponíveis aos desenvolvedores.
Vale lembrar também que o HTC One M7 tem sua versão Google Play Edition que continuará a ser atualizada, já que ele não roda o firmware oficial da fabricante.
Se você tem um dispositivo HTC One M7 e ainda utiliza a ROM Stock é bom dar uma olhada nos fórums do mesmo no XDA-Developers para já ir escolhendo qual será o novo sistema operacional que irá rodar no seu smartphone.
Via Phandroid