Se há um processador que está gerando uma relação de amor e ódio no mercado é o Snapdragon 810 da Qualcomm.
Sim, porque se por um lado ele é celebrado por ser um dos melhores processadores já disponibilizados para ser usados em dispositivos móveis, por outro este processador vem sendo culpado de um problema bem sério que é uma alta de aquecimento na maioria dos dispositivos nos quais ele está inserido.
E parece que o aparelho da HTC, o One M9 está atigindo por volta de 55,4 graus Celsius quando está sob cargas bem pesadas ( lembrando que os testes foram feitos fora do nosso país e portanto, a temperaturas um pouco mais leves que aqui nos trópicos ).
Estes dados foram disponibilizados pelo blog holandês
Tweakers.net onde o HTC One M9 estava executando o software de Benchmark GFXBench que imprime nos dispositivos cargas mais altas para medir o desempenho de gráficos, processamento, consumo de energia e muitas outras medições interessantes para que saibamos sobre a qualidade dos dispositivos que estamos comprando.
HTC One M9 bem quente ( Via Tweakers.net )
O grande problema neste caso é que alguns dispositivos, que chegam a alcançar temperaturas altas também como o One M8, LG G3, iPhone 6 executam o mesmo teste eles não chegam a mais de 40 graus Celsius.
Isto é um pouco mais que os concorrentes, e que talvez seja motivo de preocupação para a HTC pois pode tornar o uso do smartphone bem desconfortável durante um grande período de tempo.
Você pode pensar que tal temperatura não é tão alta porque a sua CPU ou GPU desktop alcança isto em alguns momentos, durante jogos ou processamentos alto né ? Mas vale lembrar que um dispositivo móvel não tem como dissipar este calor todo e ele é totalmente jogado em cima da sua bateria e inclusive, componentes internos causando além da queda de vida útil de todo o smartphone, a possibilidade de algum acidente até mais periogoso.
Outro adendo é que o Snapdragon 810 vai estar em boa parte dos smartphones deste ano, ou seja, fabricantes como Motorola, LG, Sony vão dar uma chance a este chip que acabou sendo retirado do projeto do Galaxy S6 por causa deste mesmo motivo, aquecimento.
Um ponto que parece estranho no teste é que o aparelho não desligou sob estas altas temperaturas o que é um sinal de que possa haver algum problema neste software que o pessoal do site Tweakers testou.
O Android na maioria de suas implementações tem alguns tipos de proteção de temperatura que chegam inclusive a desligar alguns cores durante estes momentos para que a temperatura geral do sistema não fique tão nociva ao hardware e até ao usuário.
Assim, o que deve ser observado tanto pelos usuários quanto pela HTC durante estes testes é que o Snapdragon 810 alcança realmente temperaturas um pouco mais altas durante alguns momentos, e portanto, o controle de temperatura na ROM do HTC One M9 deve ser muito bem implementado.
Outro argumento que também pode ser utilizado é que estas câmeras de temperatura não são lá muito exatas portanto, os resultados são um pouco discutíveis.
Possivelmente a HTC deve se pronunciar sobre o caso, mas uma coisa é certa. Este não é um resultado final pois não temos ainda disponibilizado o software final que chegará ao mercado junto com o HTC One M9.
Via Cult of Android