Sempre houve um grande problema entre as variantes dos principais telefones da Samsung que tinham versões Exynos e Qualcomm. E isto foi relacionado aos usuários pois os que acabavam comprando as variantes Exynos sempre tinham telefones com rendimento inferior aos que tinham versões da Qualcomm, e, pagando, sempre, o mesmo preço.
Só que agora parece que o jogo virou. Um tweet ( abaixo ) do Ice Universe mostra resultados de benchmark do Exynos 2100 que tem um rendimento, pelo menos ao que parece, superior ao do Snapdragon 875 da Qualcomm em termos de desempenho.
Os dois chipsets usam o Cortex-X1 como seu núcleo principal. Só que desta vez o cuidado da Samsung no seu projeto do Exynos 2100 permitiu superar o Snapdragon 875 ( sim, um evento talvez, inédito ).
Só que tudo na vida tem seu lado … bom e ruim. O bom é que ela irá agradar os clientes que tem o seu chipset no telefone e … agora, pode enfrentar a ira dos clientes que terão a variante Qualcomm nas mãos.
<p>
— Ice universe (@UniverseIce) <a href="httpss://twitter.com/UniverseIce/status/1314852003013521408?ref_src=twsrc%5Etfw">October 10, 2020</a>
</p>
<p>
Apareceram rumores que a Samsung deve disponibilizar os seus chipsets para outros fabricantes a partir do ano que vem. E, e se este benchmark for realmente preciso parece que a Qualcomm pode ter ganhado um competidor bem forte.
</p>
<p>
E isto pode mudar um pouco o cenário móvel do próximo ano. Sempre vimos dispositivos topo de linha com chipsets Qualcomm.
</p>
<p>
Ter mais uma empresa no jogo poderá nos permitir ver dispositivos diferenciados e até, mais interessantes no próximo ano.
</p>
<p>
Resta saber se ela fornecerá os fontes necessários, por exemplo, para que possamos ter ROMs legais para os dispositivos com este chipset.
</p>