Não tem muito tempo mas a Qualcomm se juntou com a Samsung para aplicar a tecnologia de 10nm nos seus chips móveis. E a TSMC que é um concorrente direto também criou uma tecnologia de 10nm.
E um dos primeiros a utilizar esta tecnologia é o Snapdragon 835 que juntamente com o Exynos 8895 serão fabricados no mesmo local.
E rumores apontam que outros fabricantes como a Huawei também irão apostar nesta tecnologia no seu Kirin 970 que utilizará a tecnologia de 10nm.
O seu atual processador Kirin 960 já fez um bom estrago em benchmarks batendo inclusive líderes de mercado como o iPhone 7.
A suposta tecnologia de 10nm que será utilizada no Kirin 970 é cerca de 30% mais eficiente que o processo de 16nm que foi utilizado no Kirin 960. Isto significa que podemos ter 30% a mais de transistores em uma mesma placa.
Com isto o desempenho será muito maior embora, ao mesmo tempo, haja o perigo do sobreaquecimento como visto no Snapdragon 810.
O chip provavelmente será octa-core com um poderoso quad-core Cortex-A73 funcionando ao lado de um cluster de núcleos Cortex-A53 com menor consumo de energia , o que dará ao chipset uma combinação ótima de desempenho e uso consciente de energia.
Além disto temos como GPU a Mali-G71 octa-core que poderá fornecer vídeo de melhor qualidade.
Uma das grandes características deste chipset é o LTE Cat. 12 que permitirá um suporte a mais bandas que existem tanto os Estados Unidos quanto outros países, e com isto, dando uma qualidade maior de navegação ao usuário.
Dependendo da tecnologia utilizada pelas operadoras no futuro este chip também poderá rodar numa boa na tecnologia 5G embora, com toda certeza, não tenhamos ainda um padrão definido.
Mas o momento ainda é do Kirin 960, que é o processador que deverá ser visto nos atuais dispositivos da empresa e parceiros dela.
O ano de 2017 é que deverá ser o ano do Kirin 970, mas … é sempre bom ter informações, mesmo que saibamos que no momento todas elas ainda soam como pura especulação.
**
Via Android Headlines