Uma coisa é certa. A característica Open Source do Android consegue dar uma sobrevida bem grande a boa parte dos produtos das linhas dos grandes fabricantes, logicamente, quando eles não bloqueiam seus bootloaders.
E como soubemos o Google confirmou que o Nexus Player não mais receberá atualizações após 3 anos de suporte ininterrupto.
E é a comunidade de desenvolvimento de ROMs alternativas que dará sobrevida ao dispositivo. O LineageOS que já suportava o dispositivo com o Nougat agora está sendo atualizado para o Android 8.1 Oreo.
As builds do LineageOS 15.1 para o Nexus Player (fugu) estão disponíveis aqui.
De acordo com os commits mais recentes podemos ver que as builds começarão em breve para o Oneplus One (bacon), o Oppo Find 7s e o Oppo Find 7a.
Os dois últimos dispositivos serão combinados em uma única linha de builds, simplesmente chamada ‘find7’.
Além do Oreo há dois novos dispositivos suportados pelo LineageOS 14.1 – o BQ Aquarius U (chaozu) e o Lenovo P2 (kuntao).
Em uma nota semelhante o 14.1 para o Samsung Galaxy Tab E 9.6 WiFi (getelwifiue) e o Galaxy Tab E 8.0 da Sprint (gtesqltespr) foi descontinuado.
É bem legal ver que a equipe do LineageOS continua firme e forte nos brindando com mais e mais ROMs. Esperemos para ver quais ROMs estarão sendo brindadas a dispositivos que não são mais suportados pelos seus fabricantes, tal qual aconteceu com o Nexus Player.
Via Android Police