Noticias

O Mozilla Firefox agora terá o Yahoo como motor de busca padrão

O Mozilla Firefox agora terá o Yahoo como motor de busca padrão

Se há um projeto que é pré-histórico é o Mozilla. E por este motivo e pelo Netscape ter sido no passado um dos navegadores mais utilizados no mundo Unix ele acabou por se tornar praticamente um padrão em todos os desktop com Linux.

O Google e o Firefox talvez por este motivo tenham uma história muito antiga. O Google vinha pagando uma grande quantia em dinheiro ( cerca de 100 milhões de dólares ) a cada ano para que o Firefox mantivesse como padrão o Firefox.

Este valor que era pago cobria por volta de 85% da renda global da Fundação Mozilla sendo o Google um dos maiores patrocinadores do projeto.

O mais recente acordo entre a Mozilla e o Google foi feito em 2011 quando o Google concordou em pagar para ser o mecanismo de busca padrao no Firefox até este ano, ou seja, 2014.

Só que agora este acordo chegou ao fim e não foi renovado e a Mozilla anunciou que o Firefox está a procura de ofertas de motores de busca menores e regionais talvez, como o Yahoo ( nos EUA ), Yandex ( Rússia ) e Baidu ( China, deste, inclusive, dá até medo porque vai instalar antivírus até na geladeria da sua casa ).

E a luta entre Chrome e Firefox continua

O Google ainda estará lá, para ser selecionado mas não será mais o mecanismo de busca padrão do navegador.

A Fundação Mozilla fechou esta parceria com o Yahoo e como parte do acordo ( parece ser bem interessante para quem é preocupado com privacidade ) a empresa não irá rastrear a atividade dos usuários do Firefox por meio de anúncios.

O Yahoo também prepara para dezembro um  novo motor de busca baseado no Bing, mas, não há clareza quanto ao acordo financeiro que foi fechado, a única coisa que podemos desconfiar é que ele será parecido com o do Google  em que a empresa irá pagar por volta de 100 milhões de dólares ao ano.

A decisão do Google de não renovar pode ter sido um choque para o Mozilla mas ao mesmo tempo um tiro certeiro em um ponto importante do navegador, a máquina de busca.

Como agora o Google Chrome já tem por volta de 40% do mercado de browsers eliminar “sorrateiramente” um grande concorrente é para o Google um grande negócio. Ou seja, agora, com a máquina de busca do Firefox se tornando um pouco menos certeira como será a do Google Chrome teremos sem dúvida um trunfo na mão do Google Chrome.

Isto porque, sabemos todos nós que ambos os navegadores pecam em qualidade e hoje, se queremos algo estável, o único navegador que realmente nos fornece isto é o Opera.

Fonte: XDA-Developers / Ars Technica

comments powered by Disqus