Pouca gente deve ter se tocado mas a Microsoft comprou a Nokia, ou melhor, a divisão de tecnologia móvel da empresa agora é da nossa amiga MS.
Como toda fusão de empreas sempre acontecem algumas coisas ruins para quem é funcionário pois cortes acontecem. E com a Nokia não foi diferente já que a força de trabalho dela foi diminuida em 15% , ou seja, por volta de 18 mil trabalhadores no mundo todo.
E a marca Nokia começa a ser substituida pelo nome Microsoft em alguns mercados específicos com o telefone Lumia 535 ( que já possui o nome Microsoft Lumia ).
Mas calma se você achou que a Nokia iria morrer sem os últimos suspiros se mostrarem muito mais belos que a respiração da maioria dos fabricantes por aí. A Nokia , ou seja, a empresa que está lá na Finlândia, terra do grande Linus Torvalds anunciou um novo dispositivo.
Este novo dispositivo é um tablet que pode ser comparado ao Nexus 9 e tem o nome de Nokia N1 que será equipado com Android e licenciado pelo Google.
Isto significa que veremos aplicações do Google pré-instaladas no sistema ( ou seja, Google Play e Serviços da Google Play Store ).
O Nokia N1 é o novo tablet com Android da Nokia
As especiifcações de hardware também são bem interessantes. O N1 será lançado com uma tela de 4:3 de 7,9 polegadas com resolução de 2048×1536, um processador Intel 64 bits Z3580 quad-core, 2 GB de RAM, 32 GB de memória interna ( disco interno ) e duas câmeras ( traseira de 8 MP, frente de 5 MP .
A bateria é bem interessante possuindo 5300 mAh o que é razoavelmente suficiente para um tablet que não vai ficar o dia inteiro na sua mão ( diferente de um celular ).
O corpo do tablet será bem resistente pois foi usado alumínio na confecção do tablet.
Mais uma possível configuração do Nokia N1 ( confio mais na CNET )
O tablet Nokia N1 irá executar o Android 5.0 Lollipop com algumas personalizações da Nokia como o Nokia Z Launcher.
O preço é que é interessante ( para quem mora lá fora né ) pois vai ser bem baixo, 249 dólares.
Com estas especificações e o preço bem baixo ( ainda com a chancela da Nokia ) o N1 pode ser uma opção interessante para muita gente ( eu sou um dos que estou pensando com carinho neste tablet ).
Agora, se você está se perguntando o porque de um tablet com Android em uma empresa que havia se especializado no Windows Mobile eu vou tentar responder.
Muito fácil entender que o namoro da Nokia com o Android vinha acontecendo a algum tempo e ele somente não se concretizava pois havia um acordo entre ela e a Microsoft. Como agora, a divisão mobile se dividiu e com ela o acordo ( já que a MS agora vai se virar para lá com seus projetos ) a Nokia se sente livre para usar o Android e até, voltar a desenvolver seus próprios sistemas operacionais como fez no passado.
É esperar agora para ver como será a movimentação da Nokia nos próximos meses.
Direto da CNET