Noticias

O novo SuperSU 2.35 chega recheado de novidades

O novo SuperSU 2.35 chega recheado de novidades

Há aplicações que sempre merecem nossa atenção. Alguns que eu gostava muito ao longo dos anos foram perdendo a atenção de seus desenvolvedores que acabaram por abandoná-los devido a cansaço em desenvolvê-los ou até, abandono da maioria dos usuários. Isto é chato porque muitos de nós acabamos por ficar orfãos de muitos bons programas que podem ter resolvidos grandes problemas nossos no passado.

Na minha opinião para um programa se tornar “eterno” e sempre relevante são necessárias duas variáveis: primeiro resolver um problema dos usuários com grande maestria e depois, ser ativo com a comunidade formada em volta de sua obra.

O SuperSU tem um desenvolvedor, Chainfire que no fim reune estas duas variáveis. Sua aplicação que hoje é responsável pelo root nos aparelhos Android resolve este grande problema que é conseguir ter controle total do seu aparelho, coisa que a maioria dos usuários avançados acaba precisando.

E nas últimas semanas estivemos acompanhando o Chainfire ( eu o acompanho direto nos tópicos do XDA , sim, sou viciado no fórum  e no Google Plus dele ) e ele soltou muitas atualizações para o seu app. Aliás, atualizações estas que tentavam resolver uma série de novos problemas que apareceram com o Android 5.0 Lollipop, que visivelmente mudou uma série de  coisas para ser compatível com esta nova versão do Android e finalmente, burlar as famosas restrições do SELinux.

Ontem a versão foi lançada ( se não me engano a instalei no meu telefone uma meia hora depois de lançado via TWRP ) e o assunto do dia realmente é o comportamento desta nova versão final nos smartphones ou tablets de todos nós.

Em um enorme post do Google+ o Chanfire explicou as diversas alterações que houveram no SuperSU.

O maior problema realmente a ser resolvido nesta nova versão são as restrições de segurança que o Lollipop nos brindou. Não vou detalhar muito aqui tudo que ele disse , já que será assunto para um post amanhã, mas tenham certeza que ele teve que fazer diversos malabarismos para conseguir entregar um root funcional ( pelo menos até o momento ) para todos os usuários do Android.

O Chainfire inclusive deu uma atualizada em relação a sua posição quanto a UI e o Material Design. Ele até acredita que o SuperSU poderia ter algumas atualizações em relacionado a esta nova interface mas, ao mesmo tempo, como o app suporta uma série enorme de dispositivos que tem diferentes tamanhos de tela, versões de sistema operacional, layouts ele achou muito mais interessante manter o aplicativo do modo como ele está visualmente.

Finalmente liberdade com o root no Android Lollipop com o SuperSU 2.35

Como é um projeto comunitário ( Chainfire é aberto a sugestões ) caso você tenha sugestões quanto a usabilidade do programa é só enviar uma sugestão ao desenvolvedor que ele com toda certeza a irá analisar.

Se você é desenvolvedor o Chainfire também tomou o cuidado de atualizar a documentação “Howto SU” que recebeu todas as novidades pois há muita coisa nova na API do programa.

Além disto, o CF-Auto-Root também foi atualizado para acompanhar toda esta nova realidade do Android Lollipop e também o novo SuperSU 2.35.

Tem sido uma viagem atribulada e houveram uma série de mudanças ao longo do caminho. Coisas que inicialmente foram revolvidas de uma maneira, acabaram sendo abandonadas e resolvidas de outra maneira pois a AOSP progrediu e as versões prévias do L sairam.

Você pode encontrar a explicação completa do que foi feito pelo Chainfire em sua página do Google+ e no tópico do SuperSU no tópico do XDA-Developers.

comments powered by Disqus