Cyanogen OnePlus

O OnePlus One parece ter recebido a última atualização da Cyanogen

Para os fãs da Cyanogen a notícia parece ser bem chata. A mais recente atualização que eles soltaram para o OnePlus One é a última de acordo com o CEO Kirk McMaster da Cyanogen.

Uma notícia ruim para um dos primeiros dispositivos do mundo que veio com a Cyanogen instalada por padrão mas, todos que acompanhamos o mundo Android sabemos que as coisas entre ambas não andavam lá muito legais.

Os problemas entre as duas empresas começaram quando a Cyanogen assinou um acordo exclusivo com a fabricante Micromax que acabou causando uma proibição das vendas do produto OnePlus One poucos dias após ele fazer sua estréia na Índia.

 

A empresa aliás acabou recebendo uma autorização para vender seu dispositivo naquele país desde que não continuasse recebendo atualizações da Cyanogen.

A OnePlus após isto inicou o desenvolvimento do seu próprio sistema operacional baseado no Lollipop e a partir daí todos sabíamos que ela já estava preparando o terreno para um futuro totalmente sem a Cyanogen, para felicidade de uns ( eu acho ótimo para o mercado um novo sabor do Android ) e para tristeza de outros que comparam o OnePlus One só por causa da Cyanogen.

Logo agora a pouco tempo houve a atualização para a CM 12 que é a primeira atualização em cima do Android Lollipop. A OnePlus tal qual todos os fabricantes haviam prometido que entregariam o Lollipop 3 meses depois do lançamento do Android 5.0 mas, acabaram por entregar somente 5 meses depois, uma data até aceitável tendo em vista o volume de problemas que tivemos no código do Google.

Neste meio tempo a OnePlus acabou anunciando o OxygenOS que é uma ROM baseada no Android Lollipop que é essencialmente um Android AOSP com uma série de melhoras da Oneplus.

Time de desenvolvimento do OxygenOS - Foto oficial da OnePlus
Time de desenvolvimento do OxygenOS – Foto oficial da OnePlus

A certeza da quebra de vez da parceria se deu com o que McMaster falou na PC World. “Esta é provavelmente a última coisa que você vai ver a partir desta parceria, infelizmente” e continuou, “Duas novas empresas estão tentando fazer coisas malucas e muitas pessoas acabam se chocando”.

Apesar dos problemas o fundador da OnePlus, Carl Pei deixa claro a sua gratidão a Cyanogen por ter fornecido o software para o seu primeiro smartphone. Ele disse a PCWorld que a OnePlus não estaria aonde está se não tivesse acontecido este esforço conjunto.

A Cyanogen está agora a trabalhar com outros fabricantes de smartphones chineses com a intenção de levar a CM para muito mais usuários ao longo do mundo. McMaster não disse o nome de nenhum dos novos fabricantes mas deixa claro que eles vão ajudar a CM a se tornar mais conhecida pois, disse ele, apesar da OnePlus ter conseguido vender um volume razoável isto não é nada comparado aos seus novos parceiros que são capazes de escalar muito mais rápido.

Ou seja, a OnePlus agora caminha solitária com o seu novo OxygenOS e a Cyanogen está com umas idéias meio bizarras de domínio do mundo, que nos deixam até cismados tendo em vista sua atual proximidade com a Microsoft.

Via PC World

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */