Com o passar dos anos e principalmente após o lançamento do Android Lollipop os modelos Nexus perderam um pouco do seu brilho.
Isto aconteceu realmente porque o Android Lollipop acabou chegando mais rápido para alguns tipos de dispositivos que para os dispositivos Nexus o que quebrou em muito a áurea de que ter um dispositivo deste tipo seria garantia de atualização rápida. Além disto, também, o Android AOSP em sua maioria se mostrou muito mais instável que o disponibilizado por boa parte dos fabricantes.
Talvez por isto o Google esteja ( de acordo com vazamentos ) procurando fabricantes não tão grandes para os seus próximos dispositivos Nexus, e, por sua vez, a Huawei vem sendo apontada como possível fabricante do próximo dispositivo desta linha.
Um padrão dos dispositivos Nexus é que o dispositivo é geralmente baseado em um dos dispositivo que o fabricante tenha lançado logo no início do ano ( o Nexus 4 foi baseado no LG Optimus G e o Nexus 5 foi baseado no LG G2 ).
E como a Huawei é cotada com um fabricante para os próximos Nexus, o próximo Nexus poderá ser baseado no Ascend Mate 8.
Apesar do Ascend Mate 8 ainda não ter data para lançamento ele pode ser o modelo no qual o Nexus seria baseado. O que temos de informação até o presente momento é que ele é um smartphone vai ser premium, ou seja, será construído todo em metal e vidro e terá um display de 5,7 polegadas com uma resolução de 1440×2560.
Ele talvez virá com o processador Snapdragon 810, mas caso a empresa tenha problema com os aquecimentos excessivo do processador ela possa vir a optar por outro processador da Qualcomm ou utiizar seu próprio chipset Kirin.
Se optarem pelo Kirin ele pode vir equipado com o Kirin 930 64-bit octa-core, que é um processador que utiliza um conjunto de quatro núcleos Cortex-A57 e quatro núcleos Cortex-A53.
Como temos muito chão pela frente hpa a possibilidade de uso de outros dois processadores que podem estar disponíveis no terceiro e quatro trimestres, que são o Kirin 940 e Kirin 950.
O que é legal nestes chipsets mais recentes é que ambos suportam memórias LPDDR4 e para cargas mais altas tem o chipsets Cortex-A72.
O chipset 940 tem a GPU Mali T-860 e o Chipset 950 tem a Mali T-880.
Ou seja, independente de usar ou não um chipset da Qualcomm o Nexus feito pela Huawei ou seu novo dispositivo poderão competir de igual para igual com muitos smartphones que estão no mercado.