O projeto Ara virou um dos projetos mais discutidos no mundo Android por volta dos últimos dois anos pois é um interessante projeto que tem como foco transformar um telefone em um dispositivo modular com as peças literalmente sendo hot-swap.
Isto significa no fim que você pode facilmente substituir componentes do telefone como a CPU ou bateria, ou tela, caso elas tenham estragado ou não estejam mais lhe atendendo.
Isto é ótimo pois o dispositivo nunca será ruim ou se tornará um lixo eletrônico como sempre acontece quando uma tela quebra ou outro defeito, tornando tão caro o reparo que acabamos por deixar o dispositivo jogado por aí porque é mais lucro.
A idéia é tão boa que era garantia que não seria implementada somente pelo Google. Outra empresa agora começou a trabalhar no conceito também e por sinal, está lá na mesma cidade que a Nokia.
O telefone, aliás, tem o nome sugestivo de PuzzlePhone que é bem como os projetos como o Ara serão, pequenos legos eletrônicos com os quais poderemos brincar sem grandes problemas.
Foto do Puzzle Phone , interessante projeto da Circular Devices
O PuzzlePhone foi projetado pela empresa finlandesa Circular Devices e tem um conceito próprio de como os smartphones modulares tem que ser enxergados.
O desenho do dispositivo é composto por 3 módulos com base em diferentes partes da anatomia humana: a coluna vertebral, o coração e o cérebro.
Conceito bem interessante do Puzzle Phone
A coluna vertebral é composta por um módulo de tela LCD, bem como os botões , alto falante e microfone. O coração contém a bateria eletrônica e secundárias. E a câmera, e quase toda a estrutura eletrônica, como a própria CPU são como já era de se esperar, localizadas no cérebro ( porque todo o processamento do telefone no fim é feito nesta parte eletrônica dele ).
Em um vídeo promocional a empresa demonstra que estes módulos não serão somente substituíveis mas também totalmente customizáveis.
O software, como era de se esperar, será uma versão customizada do Android.
Tal qual o projeto Ara a Circular Devices espera trazer o dispositivo ao mercado por volta do segundo semestre de 2015 com um preço razoável, sendo que o projeto está em desenvolvimento desde 2013.
A idéia destes telefones modulares é bem ambiciosa e interessante e o pessoal da Circular Devices espera que ele dure pelo menos uma década, por causa do seu design.
Se você se interessou pelo produto e pelo projeto aconselho a dar um pulo no site oficial, que é bem completo e tem um volume bom de informações sobre o que está sendo feito.
Via XDA-Developers / The Verge