Nem bem se recupera de um problema a Oneplus acaba entrando em outro. E há um aplicativo que funciona como um backdoor chamado EngineerMode que está nos smartphones e permite que seja feito o root de modo bem fácil.
O aplicativo foi projetado para permitir que a Oneplus verifique o dispositivo para garantir que ele esteja funcionando corretamente mas também há uma activity dentro do apk que permite acesso root completo ao smartphone quando é acionada.
O APK também apareceu no ASUS Zenphone e no Xiaomi Redmi 3S sugerindo que era uma ferramenta da Qualcomm para diagnóstico de dispositivos.
A Oneplus emitiu uma declaração ontem que exclareceu o que é o aplicativo e que o removerão em uma futura atualização OTA e a Qualcomm hoje emitiu uma nota declarando que o aplicativo não é algo que os mesmos tenham criado.
Depois de investigar profundamente determinamos que o aplicativo EngineerMode em questão não foi de autoria da Qualcomm. Embora haja alguns códigos remanescentes da Qualcomm no código fonte acreditamos que outros construíram o novo app em cima disto. O aplicativo de testes da Qualcomm com este mesmo nome limitava-se a mostrar informações do dispositivo.
O EngineerMode já não se parece com o código original que foi fornecido pela Qualcomm.
Então parece que a Oneplus criou uma versão modificada do EngineerMode para seus dispositivos a fim de monitorar algumas activities específicas.
Isso é algo que já vimos no passado em relação a empresa e mostram que eles várias vezes tem que remover aplicativos que quebram um pouco a privacidade dos seus usuáŕios.
Portanto, é mais uma coisa que deixa a empresa com problemas tendo em vista que seu novo dispositivo será lançado amanhã e isto pode quebrar um pouco o brilho deste lançamento.
Via Phandroid