Ele virou a vedete e a dúvida do ano de 2015. Estamos falando do Snapdragon 810 que alguns fabricantes teimam em dizer que sofre de um male de calor excessivo em alguns dispositivos.
Por outro lado, em alguns resultados efetuados neste processador de 64 bits o Qualcomm Snapdragon 810 roda muito mais frio do que outros processadores.
O que devemos ter em mente é que alguns dispositivos diminuem a performance quando os dispositivos começam a passar de 45 graus celsius.
Ou seja, um chip em uma temperatura ambiente de 25 graus celsius pode navegar desde 25 graus celsius até 45 graus celsius.
Mas algumas preocupações apareceram no mercado quando um teste do HTC One M9 apresentou um aquecimento muito maior que 132 graus Fahrenheit, o que é bem ruim para aparelhos celulares.
Em todos os outros aparelhos o teste que foi feito não apresentou este aquecimento excessivo como o HTC One (M8) e o Samsung Galaxy Note 4.
E neste teste o único smartphone que possuia o Snapdragon 810 era o HTC One M9, que inclusive, não possuía um software na versão final que sairá com o HTC One M9 que chegará ao mercado ( desconfio que o controle de temperatura estaa apresentando problemas ).
Agora foi executado um teste internamente pela Qualcomm usando o Snapdragon 815 , o Snapdragon 810 e o Snapdragon 801.
Os chips foram colocados em 3 dispositivos sem rádio celular , uma tela de 5 polegadas de 1080 x 1920 e 3 GB de RAM.
Lembrando que como não temos um rádio celular os testes feitos não tem nada a ver com o mundo real e ainda por cima, temos que ter em mente que o Snapdragon 815 ainda nem foi liberado para o mercado.
O mesmo teste foi feito usando o Asphalt 8 com os mesmos gráficos ,ou melhor, usando gráficos médios desta vez. Como pode ser visto nos gráficos do teste o Snapdragon 815 ficou em 37.8 Graus Celsius , enquanto o Snapdragon 810 ficou em 43,8 graus celsius e o 801 com 41,6 graus celsius.
Snapdragon 815 versus 810 versus 801 ( Imagem : STJS Gadgets )
O que é bom de saber como consumidor da Qualcomm é que seu próximo dispositivo não apresentará grandes problemas de aquecimento conforme os testes demonstram.
Isto é bom porque muito calor pode levar a uma queda da vida de bateria e evidentemente, a uma queda da vida útil de todos os componentes.
Como brasileiros temos que nos preocupar porque nossa temperatura normal já é muito acima da de qualquer teste que seja feito fora do nosso país.
Mas o chato é que ainda não há nenhuma informação de quando o snapdragon 815 estará disponível para o mercado.
Via Phone Arena