A chegada do novo carro chefe da Qualcomm está sendo esperada por todos os amantes de tecnologia móvel principalmente depois de alguns problemas que tivemos com o Snapdragon 810.
E agora, esta semana a Qualcomm começou oficialmente a falar abertamente sobre a sua próxima geração de processadores, o Snapdragon 820.
E agora, a empresa também começou a falar sobre a sua mais recente GPU, a Adreno 530 e Spectra ISP que estarão também neste novo chipset.
O restante dos componentes devem ser divulgados em breve como a CPU ARMv8 e demais componentes.
Como o nome indica a Adreno 530 vem de uma nova série de GPUs e é a mais poderosa na sua gama de produtos .
A Qualcomm também tem uma Adreno 510 em implementação que irá ser a GPU dos chipsets Snapdragon 618 e 620.
Começando com o desempenho a Qualcomm afirma que a GPU Adreno 530 tem um rendimento 40 por cento maior em benchmarks gráficos em relação a Adreno 430.
O design também é capaz de reduzir o cosumo de energia em 40 por cento ao mesmo tempo.
Grande parte desses benefícios vem a partir do processo de fabricação de 14 nm e 16 nm que virá a partir do Snapdragon 820, que é o mesmo do Samsung Exynos 7420.
A Qualcomm também inseriu um novo recurso chamado de ““standalone GPU Power Manager” o que pode melhorar o consumo de energia quando a GPU estiver ociosa.
Do lado da API a Adreno 530 continua a ser compatível com a OpenGL ES 3.1 e o Android Extension Pack que foi introduzido com o Lollipop como seria de se esperar.
A GPU também deve suportar a OpenGL ES 3.2 em determinadas plataformas o que significa que a próxima API Vulkan e todos os seus benefícios serão suportadas também.
A Qualcomm também compartilhou detalhes sobre o seu novo processador de sinal de imagem Spectra. O ISP possui suporte para resoluções mais altas em câmeras e agora vai trabalhar com até 3 sensores de câmera simultaneamente.
O ISP suporta resoluçõe de até 25 megapixels e captura de vídes em 30 fps usando a câmera.
O Spectra ISP também vem com algumas melhorias de software onde oferece reduções de urído e correções de cor bem sensores enhanced de-mosaicing for 1.0u image resultando em uma melhora de cores das imagens.
Há também uma menção de uma capacidade de zoom optico GPGPU que pode simular o zoom optico ao invés de zoom digital usando dados de vários sensores de câmera.
Nós vamos ver com isto funciona no mundo real em algum dos smartphones que tiverem multi-câmera no futuro.
Os primeiros smartphones que virão com o Snapdragon 820 não são esperados para chegar ao mercado antes do primeiro semestre de 2016.
Até lá provavelmente ainda teremos mais uma série de vazamentos e detalhe mais personalizados sobre os cores Kryo e mais características sobre este carro chefe da Qualcomm.
Mais infos em breve.
Via Ars Technica