Notícias

O que é o VOLTE e como ativar isto no seu celular ( clientes TIM já podem ativar )

Um levantamento da Anatel no Brasil aponta que mais de 1,7 mil cidades no Brasil já possuem viabilidade técnica para receber a frequência de 700 MHz no 4G. esta faixa, junto com as que já operam, 1.800 MHz e 2.600 MHz abre espaço para que uma nova tecnologia aporte finalmente no Brasil, o VoLTE.

Ei, mas o que é isto ?

A sigla VoLTE significa Voice over LTE ( Long-Term Evolution), ou seja, vai possibilitar que chamadas telefônicas sejam feitas utilizando a rede LTE ( que é chamada comumente no Brasil de 4G ).

Para quem está se perguntando porque está sendo comemorado isto, eu explico. A rede 4G não foi projetada originalmente para o funcionamento de voz, ou seja, ela foi pensado especificamente para melhorar a transferência de dados. O que é isso?

Se você observar bem seu smartphone toda vez que você recebe uma ligação ele automaticamente cai para a rede 2G ou então, para a rede 3G para que possa trafegar dados.

Com o VoLTE ativado, você simplesmente irá ficar direto no seu 4G sem problemas inclusive quando receber alguma chamada.

As novas frequências ajudaram a chegada do VoLTE no Brasil

E a hora chegou. Com as novas frequências sendo liberadas para operação o VoLTE chega.

Ele não era pensado antes porque ele poderia funcionar de modo não muito legal  e portanto, tornava-se mais fácil baixar o telefone para 2G ou 3G para voz.

Com a chegada destas milhares de cidades na faixa de 700 MHz há mais estabilidade em ambientes externos e maior cobertura por antes que possibilita a ativação do padrão e com isto, também, uma melhor qualidade de voz ambas as pontas de uma conexão de voz.

E o mais legal de todo este processo é que as faixas de 1.800 e 2600 MHz podem ser agregadas ao sinal tornando a conexão mais rápida, estável e passível de suportar a ligação VoIP. Esta estabilidade torna-se importante porque as ligações são transferidas pela internet móvel ( em teoria, sem cobrança da franquia de dados, mas vamos ver como as operadoras brasileiras irão tratar este assunto ).

Algumas operadoras estão comercializando a tecnologia como “chamadas HD” ou “voz HD” já que, em teoria ( sempre tratemos como teoria pois não sabemos ao certo como funcionará realmente em território nacional em termos de qualidade ) , a qualidade de voz deve ser melhor pois o codec de áudio utilizado é melhor.

A TIM é a primeira operadora que falou sobre o VoLTE no Brasil e já está disponibilizada em diversas cidades do Brasil, sendo São Paulo e Rio de Janeiro as primeiras a terem o suporte habilitado.

Além disto ( as que temos notícia no momento que estão operando  ) temos outras cidades :Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Uberlândia.

Como checar se o VoLTE está ativado?

Enquanto as operadoras não ativam o VoLTE, você pode ver se o seu smartphone já está pronto para usar as ligações pela rede de 4G. No iPhone, entre em Ajustes > Celular > Opções de dados celulares > Ativar LTE. Basta ativar a opção Voz e Dados.

No Android, siga os passos abaixo:

  • Entre no aplicativo de Telefone e digite *#*#4636#*#* ou baixe o aplicativo Network Mode, especialmente em smartphones Galaxy;
  • Role a tela até o fim e toque em Ativar sinalizador provisionado VoLTE;
  • Se a opção for para desativar, o seu celular já suporta o VoLT
  • . Se você não encontrar essa opção, seu smartphone provavelmente não suporta o padrão;
  • Reinicie o celular.

Em alguns smartphones você pode ir diretamente nas configurações de rede móvel do mesmo e ativar a seguinte opção.

Imagem via TecnoBlog

Ainda não testei o suporte disto aqui em Belo Horizonte,  mas posto novidades assim que estiver disponível por aqui.
Via TecnoBlog

Recomendados Para Você:

Siga-nos nas Redes Sociais

Busca




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */