Acredito que boa parte dos usuários mais avançados de Android ou pelo menos aqueles que tenham usado o Android 4.3 lembram de uma opção muito legal, o App Ops. Para quem não se lembra desta opção que vazou junto com o Android 4.3 ela permitia que ( sem acesso root ) que os usuários fizessem alterações bem refinadas para as permissões de cada aplicativo.
Por algum motivo que ninguém até hoje sabe o porque o Google resolveu remover o App Ops das atualizações posteriores do Android e nunca mais nós ouvimos falar dele desde então.
Mas, aparentemente, a LG ( tal qual a Cyanogen ) resolveu manter a mesma funcionalidade nas ROMs do G3 para a alegria geral dos usuários deste dispositivo.
De acordo com o Google na época a funcionalidade foi removida porque a exposição deste tipo de botão para o usuário comum poderia causar dores de cabeça já que por algum erro algum aplicativo poderia ter suas funções quebrada pelo próprio usuário por bloquear acesso a alguma função, como o GPS ou funções de localização para um aplicativo que precisasse delas.
A Eletronic Frontier Foundation acha esta função interessante e eu concordo com ela pois em tempos de preocupação com privacidade é importante que os usuários tenham cada vez mais ferramentas para manter os olhares curiosos longe de dados que ele não queira que fiquem abertos.
Um exemplo é a aplicação do Facebook que é tão curiosa que falta pouco querer saber a cor de sua cueca.
Muitas aplicações tentam preencher o espaço do App Op ( a mais famosa é o XPrivacy ) mas todos precisam do acesso root. A vantagem deste App Op do LG G3 é que ele por ser nativo da LG dá acesso a este tipo de funcionalidade a pessoa que não querem modificar o celular para não perder sua garantia.
Mas, para acessar tal recurso você precisará de um programa já que o recurso está bem escondido na ROM ( talvez inclusive por causa do argumento do Google do usuário comum poder quebrar funcionalidades do sistema operacional ).
Há rumores que o G Flex possui isto também mas não se sabe se está nos Androids de outros fabricantes.
Se este for o caso, parabéns a LG. Mas entra um novo detalhe. Não se sabe também se tal recurso estará disponível no Android Lollipop que veio novamente com muitas mudanças na estrutura de segurança e talvez tenha retirado completamente isto do código e portanto, retira o poder dos fabricantes de ativar isto ou não.
Via Reddit e AndroidWorld.it