Noticias

O Samsung Exynos 8890 tem ótimos resultados no benchmark Multi-Core

O Samsung Exynos 8890 tem ótimos resultados no benchmark Multi-Core

Na semana passada demos uma olhada no desempenho de um único núcleo dos chipsets de ontem e de hoje abrangendo o Apple A9, Samsung Exynos 8890, Qualcomm Snapdragon 820, Hisilicon Kirin 950 e MediaTek Helio X20.

Em um único core o Apple A9 está se mostrando o processador mais potente seguidos pelos Samsung Exynos 8890 e Snapdragon 820.

Estes 3 processadores usam núcleos de aplicação personalizados para este fim.

Os chipsets restantes, que são   Hisilicon Kirin 950 e MediaTek Helio X20, usar as referências da ARM e o Cortex-A72 stock e mostram , como não tem nenhuma otimização, resultados um pouco piores.

Vimos todos os benchmarks multi-core e nestes testes o Samsung Exynos 8890 superou todos os outros.

O 8890 possui oito cores : quatro são ARM Cortex-A53, o atual núcleo de baixa potência de aplicação da ARM e formam o cluster “LITTLE” do chipset.

Os outros quatro núcleos foram o cluster “big” e são feitos sob encomenda da Samsung , os Samsung M1.

A Samsung tem usado esta dupla de núcleos big.LITTLE por um tempo considerável e isso ajudou no benchmark do 7400 no teste multi-core que mostra um salto bem limpo para o  MediaTek Helio X20, com 6.500 pontos.

O Mediatek Helio X20 teve 6500 pontos . O Chipset Mediatek contém 10 núcleos do processador, onde dois são ARM Cortex-A72 e os restantes são Cortex-A53.

O Kirin 950 é o próximo marcando 6400 pontos e o processador é baseado em dois clusters quad-core onde um deles é Cortex-A53 e o outro Cortex-A72.

E o Apple A9 e o Snapdragon 820. O processador da Apple ficou em último lugar com 4400 na pontuação, mas, ao mesmo tempo ele até se comportou bem, já que é dual core.

O desempenho do Snapdragon 820 é que nos deixou um pouco tristes, já que ele ficou nos 5300: ele é composto do mesmo formato big.LTTLE com um núcleo chamado Kyro , onde um cluster de dois cores trabalha em menor velocidade de clock e um cluster de dois cores com maior velocidade de clock.

Como é possível ver os chipsets de hoje estão mostrando uma melhoria razoável mas a situação fica bem estranha quando se trata de benchmarks multi-core. Isto porque a maioria das aplicações e funções do sistema usam um ou dois núcleos de processador, deixando boa parte dos núcleos dos chipsets que usam grupos de quatro núcleos quase todo o tempo parados.

Embora os chipsets da Apple e Qualcomm mostrarem resultados mais baixos de referência o seu núcleo duplo ( ou dois dual cores ) podem mostrar resultados melhores em eficiência de energia.

Mas, é bom lembrar que é difícil comparar smartphone Android e Apple, até porque a arquitetura de ambos os sistemas operacionais usados por eles é totalmente diferentes, e portanto, há variáveis demais para analisar.

Agora é esperar o Snapdragon 820 chegar nos dispositivos do ano que vem para que possamos realmente saber se ele se comporta realmente bem.

Via Android Headlines

comments powered by Disqus