O Samsung Galaxy Note 7 chegou aos palcos ontem no evento Unpacked da Samsung e muitos sortudos da mídia estiveram no local para ter acesso ao dispositivo para os famosos hands-on e informações oficiais.
Ele, como falamos ontem em um dos nossos posts tem um scanner de íris que não é algo “novo” em dispositivos móveis, mas, ao que parece, a Samsung está com isto tentando trazer este recurso para o mainstream pois colocou isto no seu mais novo carro-chefe.
De acordo com o pessoal do Android Central a experiência com o scanner de íris no Galaxy Note 7 pode não ser tudo que estamos esperando , pelo menos, ainda.
Mas como é sabido isto aconteceu com a maioria dos dispositivos de topo de linha que apareceram com leitores de impressão digital no passado e, como eu já falei ontem, o primeiro problema com o scanner de íris é a falta de software adequado.
Por agora o scanner de íris não vai conseguir substituir rapidamente o scanner de impressão digital porque a maioria dos softwares que poderiam usá-lo ainda não suportam este recurso. Um ponto a ressaltar é que agora, inclusive, o scanner de impressão digital é suportado via API do Android então, a Samsung teria que fazer uma camada própria para que os softwares a utilizassem.
Mas isto não significa que ele não possa ser utilizado para fazer compras e autenticar a maioria das aplicações pessoais e semelhantes.
Ele também pode ser utilizado para desbloquear o smartphone e é uma peça super legal de biosegurança no smartphone.
Com isto após esta garantia de quem está acessando o smartphone é o dono ele pode ter acesso ( ou não ) a seus dados mais pessoais.
O scanner de íris está funcionando bem na prática. Ele funciona iluminando os seus olhos com luz infravermelha o que torna tudo mais fácil para a câmera. Ele funciona inclusive muito bem até quando se está usando óculos.
O Galaxy Note 7 anda possui um leitor de impressões digitias para fazer tudo que o scanner de íris ainda não consegue fazer.
Para pagamentos como o Android Pay, Google Play ou Paypal tudo terá ainda que ser feito pelo scanner de impressões digitais, pois, ao que parece a Samsung não liberou nenhuma API para isto.
O scanner de íris pode ser algo que terá grande suporte no futuro e talvez em algum momento possa até substituir o leitor de impressões digitais que ganhou grande aceitação ao ser incluído na API do Android.
No momento é um recurso super legal, interessante mas … pura prova de conceito.
Via Android Headlines