A Fairphone lançou o Fairphone 2 no início deste ano e os desenvolvedores que possuiam o telefone podiam ajudar no desenvolvimento já que o sistema operacional do mesmo é código aberto e está disponível no site code.fairphone.com .
Agora o sistema operacional foi lançado para que todos possam se divertir e o mesmo é baseado no Android 5.1 Lollipop .
No entanto no post que eles deixaram disponível no seu site o código aberto do Sistema operacional não inclui o Google Mobile serviecs e isto significa que ele não tem a Google Play Store, Google Maps ou qualquer outro produto da gigante de buscas e essencialmente, isto pode caracterizar que o sistema é um fork do Android.
O post também menciona que se você optar por instalar o sistema operacional no seu Fairphone 2 ele irá apagar todos os seus dados e então, antes do processo, é bom que você faça um backup completo de tudo o você vai perder estes dados para sempre.
A Fairphone menciona que a versão open source do seu software vai ter recebendo atualizações tão frequentemente quando o seus sistema operacional regular com os serviços do Google.
No entanto, eles mencionaram que pode haver alguma diferença de tempo entre as atualizações com o sisema operacional da Fairphone com o Google Services sendo atualizado primeiro e logo após, o seu sistema open source.
Podemos pensar em algo bem parecido com a Cyanogen, bem no seu início. Quando a CyanogenMod era única e era de código aberto ( até lógico, certo ponto ) sendo baseado na AOSP. Logo depois formaram a Cyanogen Inc. para fazer um sistema operacional proprietário que é em sua grande parte fechado.
Agora parece que o sistema operacional Open Source da Fairphone menciona que é bem modular e tudo que você precisa para corrigir o sistema pode ser corrigido.
A iFixIT fez um guia de reparação e a FairPhone fornece as peças.
É um conceito bem limpo e vai ser interessante ver como as coisas realmente funcionam para uma empresa que tem como centro de seus produtos o FairPhone 2 e o foco da empresa, como sempre foi deixado claro, é transparência.
E o que é legal, nisto tudo é que ela prova esta transparência deixando o seu sistema operacional como todo seu código aberto e portanto, ganhando respeito e admiração da comunidade Android, algo que pode lhes ajudar em muito mesmo.
Via FairPhone