Os detalhes foram revelados pelo site chinês GizmoChina que disse que o Snapdragon 815 usará quatro núcleos Cortex A72 e quatro núcleos Cortex A53 e , ainda, a próxima geração da Adreno GPU ( que deve ser provavelmente a Adreno 450 ).
O Snapdragon 815 será fabricado com 16 nm ( 16FF+ transistores FinFet ). Ou seja, se pegarmos o Snapdragon 810 ele utiliza transistores de 20 nm.
Isto quer dizer que os sinais elétricos terão que andar 4nm ( nanometros ) a menos de distância no chip 815 o que torna ele um pouco mais eficiente em termos de consumo de energia.
O interessante é que a TSMC que criou os transistores de próxima geração diz que a 16FF+ é capaz de atingir velocidades pelo menos 40% mais elevados e ainda ser 60% mais ecônomia em energia que a tecnologia que está no Snapdragon 810.
Um teste realizado pelo pessoal da STJSgadgets em meados de março mostrou que os Snapdragon 815 rodam com temperaturas bem mais baixas que o Snapdragon 801. A tecnologia por trás do Snapdragon 815 se mostrou realmente bem ajustada para ser muito mais poderosa que a dos seus antecessores.
A Qualcomm parece não estar querendo atrapalhar as vendas dos smartphones que já tem o Snapdragon 810 como o LG G Flex 2 e também o HTC One M9, e está atrasando um pouco o lançamento deste seu novo processador, que realmente se mostra uma opção bem interessante para smartphones já que mais desempenho já quer dizer menos uso de bateria, e, tendo em vista que ele já promete menos consumo de bateria.
Ou seja, para vê-lo disponibilizado no mercado teremos que esperar a demanda pelo Snapdragon 810 esfriar um pouco e, é garantido que isto só acontecerá no final do ano ou começo do próximo.
Chuto eu, que ele será o processador dos smartphones de 2016.
Via AndroidPIT