O Swift pode ser a nova linguagem de desenvolvimento no Android

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




A fim de tornar o iPhone muito mais fácil de programar a Apple acabou por criar a linguagem Swift para substituir a linguagem que é utilizada em locais mais internos do sistema operacional , o Object C que tinha sido usado desde o início do iOS.

O Object C na realidade é baseado no C que  faz parte de uma série de sistemas operacionais baseados no Linux, como o próprio Android, que tem um kernel inteiro feito em C embaixo de tudo que o Google fez acima do kernel.

Perto do final do ano passado a Apple tornou a linguagem Swift Open Source e isto fez com que várias empresas ficassem de olho nisto, como Facebook, Uber e Google e este último em particular teve um grande interesse na linguagem que foi aberta.

Detalhes sugerem que o Google teria considerado substituir o backend do Android no Swift.
Como o Swift foi feito para substituir uma linguagem baseada em C, ele pode não ter lá grandes problemas para substituir uma linguagem baseada em C não é muito problema pensar que ela possa substituir talvez o Java, que no fim é baseado no C né ?

A  fim de conseguir isto o Google teria que portar todo o código do Android que é feito em C/C++ , bem como todas as funções Java que em teoria daria um pequeno trabalhinho para o Google né ?

Alguns desenvolvedores já provaram que em teoria é possível: um desenvolvedor , Roman Goyet , conseguiu fazer uma brincadeira entre o Swift e o Android que ficou um pouco longe da substituição completa do sistema, como falamos acima.

swift-programming-language-cover

Em essência o Google teria que arrancar as tripas do android e reescrever tudo em swift que não tem compatibilidade direta tanto com o Java quanto com o C.

Uma maneira fácil seria programar uma pequena ponte mas que além de erros poderia causar problemas de desempenho.

Ainda mesmo fazendo uma ponte o Google ainda estaria sendo um alvo da Oracle que agora com sua mão de ferro vem causando problemas a todas as empresas que usam alguma coisa baseada na sua linguagem ( motivo pelo qual a linguagem vem declinando no uso pela maioria dos fabricantes e soluções ao longo dos próximos anos ).

Como um aparte uma segunda linguagem de nome Kotlin também está em consideração, pois também tem uma base Open Source e ainda, é bem compatível com o Java e funcionaria bem como um substituto direto mas, no entanto, o Google acha a linguagem um pouco lenta para utilizar para estes fins.

Ou seja, é mais uma gigante abandonando o Java … pela política extremamente … digamos, escrota da empresa em querer simplesmente dinheiro.

Saudade quando isto era realmente da Sun, uma empresa que criava tecnologias para melhorar o mundo,  e não para aumentar o poder de uma só empresa no mercado para tentar engolir tudo.

Via The Next Web




Recomendados Para Você: