Depois de comemorar 200 milhões de usuários o serviço de mensagens Telegram sofreu um golpe. O governo iraniano está se preparando para bloquear a plataforma, sob o famoso argumento de preocupações com “segurança nacional” que é a máxima usada por governos quando eles não conseguem submeter algo a seu controle.
E isto é chato pois acontece logo depois do Telegram perder um recurso na Rússia, onde o governo ordenou que a empresa entregasse as chaves de criptografia novamente com o famoso argumento de segurança nacional.
No caso do Irã o relatório vem do Mashreghnews.ir que cita laeddin Boroujerdi, presidente do Comitê de Política Externa e Segurança Nacional da Assembléia Consultiva Islâmica do Irã.
Boroujerdi diz que a decisão de bloquear o Telegram vem da consideração com o papel “destrutivo” do serviço em recentes protestos e disturbios civis no Irã.
Para substituí-lo o governo diz que o governo instituirá um novo serviço de mensagens local, o que em outras palavras diz, iremos controlar completamente a vida do cidadão comum.
O Telegram foi bloqueado temporariamente no início deste ano durante o auge da agitação mas os usuários experientes continuaram a acessá-lo através de VPNs e proxies.
Logicamente que isto irá acontecer assim que o bloqueio oficial sair.
Via Android Police