Comunicação

O Telegram parece ter sido usado pelo Isis

O Telegram parece ter sido usado pelo Isis

Uma coisa é certa. Quando aparecem tecnologias novas, elas podem ser usadas tanto para coisas boas quanto para coisas ruins. E como houveram ataques em Paris que deixaram o mundo inteiro preocupado com o que ocorreu, é evidente que começariam a descobrir que ferramentas de mercado podem ter sido usadas na comunicação dos terroristas.

E uma resposta óbvia para estas perguntas é que para comunicação estes terroristas iriam usar ferramentas de mercado , ou seja, nossos comunicadores instantâneos comuns, principalmente os que tem comunicações criptografadas e tiram a chance de governos internacionais de espionar e ouvir o que está sendo trafegado.

A Reuters compilou uma série de relatórios de especialistas em segurança e neles, é possível saber que o ISIS utilizou o Telegram para suas comunicações.

Conforme a Reuters está relatando, Alex Karssirer, que é analista contra-terrorismo de uma empresa de segurança, a Flashpoint, o ISIS está utilizando a função de channel ( canal ) para chegar a uma vasta audiência na rede.

Este recurso foi introduzido em setembro deste ano e de acordo com Rita Katz , que trabalha com monitoramento destes grupos no grupo de inteligência, o ISIS conta com mais de 30 grupos dentro da rede Telegram que está sendo usados para comunicador de imprensa e anúncios.

Além disto o Telegram também está sendo usado para o recrutamento bem como para informações sobre o recente ataque em Paris e a derrubada do vôo russo Metrojet 9268 no Egito.

Bom, se estão usando ou não, não é possível saber pois o Telegram se recusou a comentar sobre a história da Reuter, mas eles em nota na sua conta oficial do Twitter avisaram que derrubaram pelo menos 78 canais do ISIS em 12 línguas diferentes e eles inclusive pediram que os usuários avisassem do conhecimento de algum destes canais para abuse@telegram.org.

Se há algo que o Telegram se orgulha é de oferecer a comunicação criptografada para todos e ainda, até menagens que se auto-destroem depois de algum tempo.

A idéia com isto tudo é evidente manter sua privacidade , ou seja, seus segredos pessoais ou de empresas longe de olhos de terceiros.

Com esta posição dura contra o ISIS por parte do Telegram temos uma excelente notícia.

Como eles estão tomando estas ações para derrubar os canais destes terroristas, pedimos a qualquer usuário que tenha informações de canais ou usuários deste grupo, que avise ao pessoal do Telegram ( abuse@telegram.org ) para que eles consigam manter os governos longe de querer retirar nosso direito a privacidade.

Via Android Headlines

comments powered by Disqus