Acredito que a maioria dos leitores do blog aqui conhecem o TWRP ( Team Win Recovery Project ) que é uma das recoverys mais conhecidas do Android.
É uma recovery bonita com muitas personalizações e uma tonelada de recursos ( o que eu mais gosto é poder “programar um batch” com vários zips a serem flashados em série ) e ainda, possibilidade de customização a partir de temas ( sim, você pode chegar ao cúmulo de personalizar as cores da sua recovery ).
Ele está disponível para uma série de dispositivos e agora, em sua versão 2.8 chega com uma série de recursos bem interessantes.
Você já se perguntou aí né ? E o que vem de novo no TWRP ? A interface de usuário não sofreu mudanças mas ele ganho uma série de funcionalidades interessantes que logicamente todos nós que fazemos modificações nos celulares iremos gostar. A atualização que eu achei mais interessante foi a base C++ do MTP que foi adicionada. Ou seja, a partir da recovery ( já conseguia fazer isto no kernel dorimanx do Galaxy S 2 ) é possível manipular os arquivos do sdcard interno e externo.
Ou seja, se você, como eu, é usuário avançado do Android irá adorar a possibilidade de executar comandos via ADB direto dentro da recovery sem precisar tocar a tela e usar uma GUI.
O que é ótimo pois facilita debugar os erros no console do computador o que é muito bom ( se você gosta de mudar de ROM toda hora vai entender o que eu estou dizendo ).
A nova versão também já suporta as pequenas telas QHD que são utilizadas em smartwatches.
Mas, o legal mesmo é poder ler o changelog completo :
Se você pretende atualizar sua recovery baixe o arquivo para instalação no site do TWRP e reinicie o seu dispositivo em modo fastboot ou download ( isto dependerá logicamente do modo como você pode flashar isto no seu dispositivo ) e flashar a imagem.
TWRP vem agora com sua versão 2.8
Se você não quer fazer este processo via linha de comando aconselho o uso do aplicativo TWRP Manager que pode lhe ajudar em muito.
Mas o conselho principal é que antes de fazer qualquer coisa procure informações nos canais de comunicação sobre o seu dispositivo para ter certeza que não haverá nenhum problema.
Outra coisa é logicamente ter certeza que tanto sua ROM quanto o kernel não vão apresentar problemas quando houver atualização do TWRP.
Nos testes que fizemos em nossos laboratórios as atualizações foram muito interessantes.