O teste do beta do Android Nougat para o Galaxy S7 já está em andamento. Alguns que estão utilizando o beta tiveram a chance de ver que a resolução agora está funcionando de modo diferente com as opções caindo de QHD (2560×1440) para FullHD(1920×1080) por padrão .
Isto apareceu primeiramente no Galaxy Note 7 que forneceu este tipo de resolução variável como parte do seu Modo de Economia de Energia. Este tweak agora ao invés de estar abaixo do menu bateria, ganhou seu espaço dentro do menu do Android.
Os usuários agora tem 3 opções HD (720p), FHD (1080p) e WQHD (1440p) com a opção do meio sendo a padrão após a atualização.
Isto claro, não deve ser visto como um padrão possível na versão oficial já que, como todos sabemos, tudo pode ainda ser modificado.
O curioso como isto é que muitos usuários nem devem ter notado a diferença. Algumas fontes e imagens podem não parecer tão nítidas , mas os elementos otimizados na internet e os limites de qualidade dos próprios streaming não irão ser tão diferentes em 1080p em relação ao padrão de 1440p em um display de 5,1 polegadas.
O QHD é muito diferenciado em telas acima de 5,5 polegadas mas, é claro, caso você opte por 720p, aí, sim, verá grandes diferenças.
A opção vem com toda certeza para ajudar no uso de bateria do smartphone porque quanto mais baixa a resolução, menos o uso de memória e CPU aumentarão.
Não será um aumento enorme de bateria mas para usuários que são hard users isto pode fazer uma grande diferença nas cargas, tendo em vista que animações de usuário, por exemplo, utilizam ciclos de processamento que geram uso de carga maior no smartphone.
E, logicamente, sabemos que as telas da Samsung usam muita bateria pois seu brilho é bem intenso e isto é uma mão na roda.
Além desta mudança de resolução a Samsung também incluiu um zoom de tela que substitui a antiga configuração de Condensado. Os usuários agora podem optar por configurações pequenas ou enormes com o primeiro permitindo um pouco mais de conteúdo na tela em relação a antiga configuração.
O modo enorme aumenta o tamanho do objeto significativamente para aqueles que tem problemas com texto e elementos da UI.
Agora é esperar para ver se a Samsung mantém esta configuração quando o Nougat chegar oficialmente para o S7.
Isto é interessante pois a empresa já deve estar experimentando isto em relação a seus dispositivos para aumentar vida de bateria e manter a qualidade de imagem, já que os displays 4K podem chegar já com o S8 e o display poderia fazer o chaveamento para o 4K sempre que algum app ou funcionalidade precisem, evitando que esta resolução seja usada todo o tempo, causando um uso desnecessário de bateria.
Isto, inclusive, já foi feito no Xperia Z5 Premium, e, logicamente, deve ser algo que a Samsung coloque no seu Galaxy S8.
Via Android Authority