O Waze como todos já sabemos é um aplicativo de mapa ( hoje do Google ) que torna a navegação muito mais fácil. O Waze permite que os usuários com consigam facilmente evitar congestionamentos, acidentes de carro, paradas totais no trânsito e até, batidas policiais.
E quando envolve os “homi da lei” você sabe né ? Eles irão dar o grito. E embora este aplicativo seja ótimo para todos os usuários , nas mãos de meliantes pode dar a eles uma arma para evitar e rastrear policiais para fugas ou outras coisas erradas.
O chefe de polícia de Los Angeles , Charlie Beck mandou uma carta para o vice-presidente executivo do Google no dia 30 de dezembro expressando suas preocupações explicando que ( tal qual qualquer ougro aplicativo ) o Waze pode ser usado por pessoas com intenções criminosas e pode colocar em perigo tanto policiais quanto toda a comunidade.
A conexão entre o Waze e ataques a policiais tem um caso específico, Ismaaiyl Brinsley e sua conta no Instagram.
Brinsley matou dois policiais em Nova York em dezembro de 2014 e compartilhou em sua conta do Instagram uma imagem com Waze mapeando os policias e ameaçando matá-los.
Os investigadores envolvidos nos assassinatos não acreditam que ele tenha usado o Waze para acompanhar os policiais porque ele acabou jogando o smartphone fora a mais de 2 Km da cena do crime.
Alguns outros policias também estão deixando claro seus pontos de vista sobre o app , um deles foi o Xerife Mike Brow de Bedford Country na Virginia que falou sobre isto na reunião nacional de Xerifes em 23 de janeiro :
A polícia precisa coordenar um esforço para que o proprietário, Google, aja como o cidadão corporativo qeu sempre foi e remova este recurso da aplicação antes de qualquer litígio ou ação legal.
Ao que parece o Google tem um bom pepino nas mãos, já que os policias tem realmente um caso contra eles com pontos bem válidos.
O grande problema é que isto abre diversos precedentes para que bons aplicativos sejam tirados do ar e muitas boas funcionalidades que nos ajudam também.
Qualquer ferramenta, seja ela tecnológica ou não sempre será usada por alguma pessoa de modo não aceitável socialmente. E, na minha opinião se formos realmente retirar todas do ar … não sobraria nem a internet.
Resta, a meu ver, uma ação coordenada entre o Google e as forças policiais para chegar realmente a um acordo sobre este problema, que no fim é ruim tanto para os policiais quanto a sociedade.
Será que temos este tipo de problema por aqui ? Algum policial que acompanhe o blog pode comentar ?