O Whatsapp é o maior , com toda certeza, aplicativo de mensagens pois com toda certeza ele é o que possui a maior base de usuários do mundo.
O serviço foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014 e atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no início deste mês e sua equipe de desenvolvimento vem colocando uma série de atualizações e funcionalidades novas no aplicativo.
Com um futuro brilhante o Facebook vem integrando aos poucos o app na rede do Facebook aumentando em muito as funcionalidades que os usuários terão a sua disposição.
Mas há alguns poréns quando o serviço cresce. Ele começa a ter suas próprias regras até porque, ele começa a não ter que se submeter ao mercado e ele ao serviço. Em um post no seu blog oficial o Whatsapp aproveitou a oportunidade para informar aos usuários o fim do supoerte a uma série de versões de plataforma que são um pouco velhas ( e outras, com toda certeza, por causa de sua base de usuários pequena ).
As plataformas afetadas, conforme post do próprio Whatsapp são Nokia S40, Nokia Symbian S60, Windows Phone 7.1, BlackBerry OS (incluindo BlackBerry 10), Android 2.1 Eclair e Android 2.2 Froyo.
E olhando a lista é claro que temos uma série de aparelhos, principalmente de entrada que podem vir a ter problemas.
A Nokia já não é lá grande problema, tendo em vista que ela já sumiu do mercado e portanto, tirar o suporte a esta plataforma não é lá grande problema e a própria Microsoft já abandonou o suporte, também, ao Windows Phone 7.1.
Portanto estas duas plataformas fazem um bom sentido em serem retiradas do suporte.
O problema começa quando pensamos nas plataformas restantes. A quota de mercado para o Blackberry OS pode ter declinado em muito nos últimos anos e a empresa ainda tecnicamente tem o BlackBerry 10 em muitos de seus dispositivo mesmo que os seu mais novo dispositivo, o BlackBerry Priv já use uma versão do Android.
O Eclair e o Froyo já estão em casos semelhantes pois eles são somente 0,1% da base de usuários do Android.
Portanto, faz sentido a equipe do Whatsapp optar por remover este suporte, e portanto, não gastar mais força de desenvolvimento para este tipos de dispositivo.
Embora a decisão do Whatsapp seja lamentável para os usuários é uma decisão estratégica pois eles podem pegar as equipes que estavam por conta destas plataformas.
Isto é bem chato para quem ainda é forçado a usar estes sistemas operacionais desatualizados e acaba os forçando a atualizar seus dispositivos.
Ao mesmo tempo mostra o quanto é problemático a falta de atualização dos fabricantes para dispositivos mais antigos.
Em resumo, a equipe do Whatsapp não deu uma data final, mas pode ser no final de 2016, mas, é bom lembrar que em teoria, é o fim do suporte, ou seja, de atualizações para estes apps nestas plataformas.
Isto não quer dizer que o Whatsapp deixará de funcionar em um primeiro momento.
<div class="developer">
<span class="label">Developer: </span><br /> <span class="value"><a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/developer?id=WhatsApp+LLC"><span>WhatsApp LLC</span></a></span>
</div>
<div class="price">
<span class="label">Price: </span><br /> <span class="value">Free</span><br /> <span class="rating"></p>
<div title="5 of 5 stars" class="rating-stars stars-monochrome stars50">
</div>
<p>
</span> </div>
</p></div> </div>
<p>
<!-- /WP-Appbox -->
</p>
<p>
<strong>Via <a href="https://www.androidheadlines.com/2016/02/whatsapp-ends-support-eclair-froyo-platforms.html" target="_blank">Android Headlines</a></strong>
</p>