Noticias

O Wine agora pode ser instalado no Android

O Wine agora pode ser instalado no Android

Quem conhece Linux já trabalhou com o Wine que é a famosa camada de compatibilidade open source para executar programas do Windows em sistemas Unix-Like.

Ele está em desenvolvimento desde 1993 e pode executar uma grande variedade de programas no Linux, BSD e MacOS ( embora, em muitos casos seja necessários alguns pequenos ajustes ).

A CodeWeavers vem trabalhando a um bom tempo para trazer o Wine para o Android e a primeira versão alfa chegou em agosto de 2016.

Embora os produtos da empresa sejam comerciais ele contribui com muitas melhorias no código do Wine.

O Wine 3.0 foi lançado e é a primeira versão que pode ser instalada no Android.

A abertura do aplicativo oferece uma visão em tela cheia do Windows bem como as primeiras versões do Crossover para o Android com um menu iniciar no canto inferior esquerdo.

O suporte para áudio e gráficos está incluído.

Uma vez que o Wine está em suas primeiras versões existem várias limitações. O aplicativo, nos testes do pessoal do Android Police rodou no Oneplus 5T mas fechou no Galaxy Tab S e no Pixel 2016 congelou.

Tendo em vista que no passado o Wine usou sempre muita memória talvez o problema esteja na otimização do mesmo para rodar em sistemas operacionais com memória um pouco mais reduzida como smartphones.

A escala de DPI ainda apresenta alguns bugs e o driver de gráficos não suporta ainda o Direct 3D portanto, muitos jogos não rodarão muito bem caso tenham que usar a OpenGL.

Como o Wine é uma camada de compatibilidade e não um emulador completo você precisará de um dispositivo Android X86 para aproveitar ele ao seu máximo.

O Wine até suporta dispositivos ARM mas só é possível rodar programas que tenham sido portados paa o Windows RT.

Alguns dos exemplos de programas podem ser encontrados aqui.

O Projeto Wine está trabalhando usar o QEMU para emular as instruções X86 na plataforma ARM mas isto não está completo e, ao mesmo tempo, usará muitos recursos de memória e processamento. Com isto talvez o Wine realmente só consiga ser rodado em dispositivos um pouco mais poderosos.

Caso você queira rodar o Wine no seu dispositivo Android ( ou Chromebook caso tenha o modo desenvolvedor ativado ) você pode baixar as últimas builds aqui.

E tenha certeza de baixar o wine-3.0-arm, caso seja um dispositivo ARM e wine-3.0-x86 para dispositivos x86.

Divirta-se.

Via Android Police

comments powered by Disqus