Além do Lollipop e do Samsung Galaxy S6 outra empresa que está fazendo um pouco de barulho no mercado Android é a OnePlus. Ela teve um pequeno problema com a Cyanogen por causa de embates jurídicos e por isto começou a trabalhar em sua própria ROM a algum tempo.
Como ele vendeu muito bem por causa de sua relação com a Cyanogen muita gente ficou meio apreensiva como ela iria continuar o suporte aos OnePlus, principalmente ao OnePlus One que é o aparelho que mais vendeu nos últimos tempos.
E hoje, a OnePlus conforme já havia prometido ao público resolveu vir com diversas informações, muitas inclusive que vão deixar quem é ligado na comunidade Android muito feliz.
A empresa conforme já havia prometido não via incluir muitos bloatwares no seu novo OxygenOS que tem a intenção de ser um sistema limpo e simplificado para ter um ótimo desempenho. Talvez influenciado pelo time ( que eu vou falar abaixo ) eles estão se preocupando em muito com a vida de bateria e eficiência do sistema tentando criar uma experiência integrada, leve e essencial, praticamente como realmente é o Oxigênio.
O logotipo do OxygenOS é bem simplificado para remeter a esta atmosfera que eles estão tentando criar com o sistema operacional.
Como o OnePlus ganhou um grande foco da comunidade por causa de ter a CyanogenMod instalada a empresa parece estar mantendo este foco de qualidade e design que todo usuário mais focado de Android gosta que é nunca ter recursos muito intrusivos em seu smartphone.
Como são notícias muito novas a empresa também não conseguiu deixar claro sobre quais características que podem vir já implementadas na ROM portanto fcou ainda no ar para todos os usuários tudo que virá e não virá no OxygenOS.
Como ela não foi ainda disponibilizada para download também não se sabe sob qual base ela será construída. Se teremos um AOSP puro ou será uma rom híbrida com recursos que a Cyanogen já trazia ao aparelho.
Mas o que me deixa feliz mesmo neste anúncio é que a comunidade Android está representada no time de desenvolvimento do OxygenOS.
Time de desenvolvimento do OxygenOS – Foto oficial da OnePlus
Sim, a OnePlus foi muito feliz e conseguiu fazer para o seu time 6 desenvolvedores ( Arz, que foi designer de UX da Paranoid Android é um deles ) que estiveram no time de desenvolvimento da popular e criativa Paranoid Android que é talvez uma das ROMs que teve o time mais criativo que eu já conheci. É deles a idéia do PIE, as cabecinhas flutuantes já existiam a algum tempo para notificações nas ROMs deles, controle de dpi por aplicação e muitas outras coisas que acabaram aparecendo em outros aplicativos ou foram até implementadas no Android com o passar dos tempos.
É uma áurea que me deixa muito curioso sobre o que virá no sistema operacional deles.
Na chefia da equipe de desenvolvimento temos a ex-Microsoft Helen que promete que irá fazer um trabalho muito bom dando ao usuário um produto final que realmente saltará aos olhos de toda a comunidade.
Como há um time grande por trás e ainda por cima, também muito trabalho a ser desenvolvido a OnePlus ainda não tem nenhuma data para que o sistema esteja disponível para o público.
Ele ainda está em teste e há diversas coisas ainda a serem resolvidas até que tenham uma ROM estável para apresentar para o público.
Mesmo que a empresa esteja tentando de todos os modos soltar uma ROM mais sólida e estável para os usuários a primeira versão já deve estar disponível para os usuários no mês de março ( mas são boatos, ainda nada oficial ).
Como o time é acostumado a receber o feedback da comunidade eles estarão no Reddit AMA ( aliás, estão ) para conversar com os usuários sobre os passos que darão em relação a este novo trabalho e lógico, colhendo idéias que podem vir a ser implementadas por eles.
Fiquei feliz e sinceramente, dou meus parabéns mesmo a OnePlus. Acertou em cheio nesta nova ROM que deve vir com muita coisa interessante.
Via Phandroid / Cult of Android / OnePlus