A OnePlus confirmou que suas duas plataformas existentes, o HydroGenOS e o OxygenOS estão se fundindo a fim de liberar novas atualizações de software e patches de segurança de modo mais rápido. O OxygenOS 3.5 que está disponível atualmente para os clientes do OnePlus formará a fundação para esta versão combinada a partir de agora.
A Oneplus também fundiu as equipes de desenvolvimento de plataforma e a razão pela qual as Community Builds foram lançadas são para que os usuários tenham a chance de ajudar a entender a interface do usuário, opções das cores base do sistema operacional e o software da OnePlus e o que não funciona também.
A Oneplus falou um pouco sobre o porque ela fez isto. O motivo é que com a fusão das duas builds ela começará a soltar as atualizações de software mais rapidamente e este é um passo que eles consideram bem importante e certo.
Com isto eles serão capazes de atender mais rápido a implementação de patches de segurança e atualização de software para seu portfolio de dispositivos que, no fim, apesar de pequeno já é bem grande para uma empresa do tamanho deles.
Dos 4 dispositivos atualmente disponíveis da empresa dois são baseados no Qualcomm Snapdragon 801 , que é o OnePlus One e o OnePlus X. Estes dois dispositivos quase certamente não irão receber atualização para o Android 7.0 Nougat pois a Qualcomm não divulgou nenhuma atualização para os drivers de GPU do Snadragpon 801.
No entanto estes dois aparelhos ainda poderiam receber os patches de segurança que o Google está liberando para o Android 6.0 Marshmallow.
O OnePlus 2 tem o Snapdragon 810 e o OnePlus 3 tem o Snapdragon 820.
E a OnePlus está desenvolvendo atualmente para estes dois dispositivos que com toda certeza tem capacidade de suportar todas as funcionalidades que temos no novo Android 7.0 Nougat.
O que é legal para a OnePlus com esta fusão é que os dois softwares que ela constroi agora farão uma força só. Ou seja, as duas plataformas diferentes que são criadas para a terra natal da empresa e o restante do mundo tem diferenças bem grandes.
Os mercados orientais tem uma interface de usuário do Android que exclui a gaveta de apps e utiliza lotes de cores pastel e ícones maiores. As transições são mais complexas e este é o famoso HydrogenOS.
Já a versão OxygenOS que vai para o restante do mundo tem um visual mais stock.
Quando vimos as versões community chegando tivemos a chance de ver discadores misturando estes dois elementos com uma gama maior de cores e com mais um tom pastel entre eles. E o painel de notificações adotou botões grandes semelhantes aos que são vistos na MIUI.
Ou seja, ao que parece a build community tem uma identidade um pouco diferente e parece somar um pouco os dois visuais ( o que não garante que a build oficial que chegará aos smartphones será deste jeito ).
E isso é uma coisa boa ? Para aqueles clientes que compram o OnePlus 3 como uma opção ao Nexus isto pode não ser bom. No entanto a OnePlus apoia muito o desenvolvimento de ROMS e é uma das poucas que tem políticas de garantia não relacionadas ao bootloader, ou seja, os clientes são livres para testar outras ROMs e há uma série delas disponíveis.
Para os clientes que não desejam enveredar por este caminho as ROMs comunitárias contém uma série de temas e cores para que a pessoa possa personalizar o visual do modo como ela achar melhor.
E ainda, é uma das poucas empresas que realmente ouve sua comunidade, tanto em relação a críticas quanto a sugestões de melhora do seu software ou até hardware.
Portanto ao que parece a empresa está trabalhando para ter uma comunidade mais ativa e agora, ter mais velocidade no atendimento de possíveis problemas que possam aparecer nas sua ROMs e softwares.
Se será bom ou não, ainda não sabemos, mas com toda certeza, a empresa ouvirá sua comunidade e chegará a um meio termo bom para ambas as partes.
Via Android Headlines